O lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, amplia o imaginário das crianças, construindo um melhor desempenho em todos os sentidos, apresentando-se como requisito importante para o desenvolvimento cognitivo e motor, relacionados à socialização e também a aprendizagem. Por meio de momentos de prazer e alegria as crianças constroem uma aprendizagem divertida e significativa. Através da brincadeira a criança constrói sua própria identidade, e diante dos desafios encontrados na realização dos jogos, construindo sua autonomia, pois se apropria dos mecanismos ou atitudes próprias como solucionar suas limitações e medos, compreendendo e formulando seu pensamento e suas potencialidades, a utilização do lúdico facilita à prática do ensino e torna a aprendizagem prazerosa. O estudo foi realizado por meio de pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa para análise dos dados coletados durante as observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores das séries iniciais do ensino fundamental, envolvidos no projeto. A pesquisa foi realizada nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, com faixa etária de 06 a 10 anos de idade, na Escola Municipal São Romão, localizada na zona rural do município de Mossoró-RN, o mesmo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2017. De acordo com os objetivos propostos para o projeto, foram desenvolvidas atividades de construção e aplicação de jogos e brincadeiras, voltados para aprendizagem matemática, através da utilização do lúdico por meio de jogos e brincadeiras, onde foram utilizados como instrumento facilitador da aprendizagem nos mais diversos conteúdos estudados, nas aulas de matemática, durante todo o ano letivo.