A leitura na universidade é um dos caminhos que levam o discente a ter contato coma produção científica, sendo essa leitura essencial para uma prática profissional eficiente. Há constantes queixas tanto do corpo docente, quanto do corpo discente sobre as dificuldades na leitura e na produção dos alunos universitários quanto a textos acadêmicos. A aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa bastante difícil e o aluno da graduação necessita de acesso a diversas áreas de conhecimento, interagir com distintas fontes de informações para adquirir conhecimento e posicionamento crítico. Sendo assim o presente trabalho esta buscando identificar as maiores dificuldades que os alunos apresentam ao lidar com o gênero acadêmico bem como sobre as habilidades linguísticas necessárias para que o mesmo possa concluir o curso com eficiência e apresentar habilidades com a linguagem clara em sua atuação profissional. Estão sendo usados como instrumentos questionários, aplicados a alunos e professores além do uso de textos para o Teste de Cloze que serão aplicados somente aos alunos. Por estar na fase inicial de aplicação poucos dados foram obtidos até o presente momento para que se pudesse iniciar as análises, aos dados que se tem pode-se aferir que há um anseio por parte dos professores que os alunos tenham melhores leituras e que criem o hábito de expressar de forma clara mais não só no gênero acadêmico no gênero acadêmico bem como nos diversos instrumentos dos cursos de graduação que exijam que o mesmo se expresse na modalidade escrita da língua portuguesa.