Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O AUTISTA NA ESCOLA REGULAR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, AUTISTA, AUTISMO, ESCOLA REGULAR Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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      regular, bem como os desafios para que este processo venha a se efetivar satisfatoriamente. A\r\n
      legislação brasileira garante a presença destas crianças na escola regular, porém isto não significa que\r\n
      elas estão incluídas de fato. A metodologia adotada para a realização da presente pesquisa foi uma\r\n
      revisão integrativa, nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Periódicos Capes, Scielo e\r\n
      Pepsic. Os descritores utilizados foram: inclusão, autista, autismo, escola. Foram incluídos neste\r\n
      artigo: trabalhos publicados entre 2013 e 2018, disponíveis em português e que abordavam a inclusão\r\n
      da criança com autismo no ensino regular. Os critérios de exclusão adotados foram: trabalhos\r\n
      meramente descritivos, em outro idioma, publicados em período anterior à 2013, incompletos ou\r\n
      indisponíveis na íntegra, relacionados à inclusão do autista na idade adulta ou nos serviços de saúde. A\r\n
      somatória de trabalhos encontrados foi de 93 publicações; posteriormente, recorreu-se aos critérios de\r\n
      inclusão e exclusão, restando 37 trabalhos selecionados que foram lidos por completo, e por fim 11\r\n
      compuseram o presente trabalho. Dos trabalhos incluídos, 6 eram da Biblioteca Virtual em Saúde\r\n
      (BVS), 2 da Periódicos Capes, 1 da base de dados Scielo e 2 da Pepsic. Procedeu-se à análise temático\r\n
      categorial, o que resultou em duas categorias: I. Dificuldades para a inclusão da criança com TEA; II.\r\n
      Atitudes facilitadoras para a inclusão da criança com TEA. Os resultados apontam que apesar da\r\n
      legislação vigente garantir à criança autista uma entrada no ensino regular, diversas questões ainda se\r\n
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      configuram como barreiras para incluir satisfatoriamente a criança com autismo, entre elas destacam-\r\n
      se a formação insatisfatória de professores, a falta de preparação de demais profissionais da educação\r\n
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      e o envolvimento dos familiares. Além disso, a literatura consultada destaca uma visão ultrapassada\r\n
      nutrida pela sociedade acerca da criança com autismo, e a ausência de recursos tecnológicos que\r\n
      permitem o empoderamento da criança diagnosticada com TEA como fatores que também impedem a\r\n
      inclusão dessas crianças. Por fim, também se verificou a ausência de literatura referente à participação\r\n
      do psicólogo na elaboração de estratégias de inclusão, o que aponta para a necessidade de que estudos\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar a temática da inclusão da criança autista no ensino regular, bem como os desafios para que este processo venha a se efetivar satisfatoriamente. A legislação brasileira garante a presença destas crianças na escola regular, porém isto não significa que elas estão incluídas de fato. A metodologia adotada para a realização da presente pesquisa foi uma revisão integrativa, nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Periódicos Capes, Scielo e Pepsic. Os descritores utilizados foram: inclusão, autista, autismo, escola. Foram incluídos neste artigo: trabalhos publicados entre 2013 e 2018, disponíveis em português e que abordavam a inclusão da criança com autismo no ensino regular. Os critérios de exclusão adotados foram: trabalhos meramente descritivos, em outro idioma, publicados em período anterior à 2013, incompletos ou indisponíveis na íntegra, relacionados à inclusão do autista na idade adulta ou nos serviços de saúde. A somatória de trabalhos encontrados foi de 93 publicações; posteriormente, recorreu-se aos critérios de inclusão e exclusão, restando 37 trabalhos selecionados que foram lidos por completo, e por fim 11 compuseram o presente trabalho. Dos trabalhos incluídos, 6 eram da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 2 da Periódicos Capes, 1 da base de dados Scielo e 2 da Pepsic. Procedeu-se à análise temático categorial, o que resultou em duas categorias: I. Dificuldades para a inclusão da criança com TEA; II. Atitudes facilitadoras para a inclusão da criança com TEA. Os resultados apontam que apesar da legislação vigente garantir à criança autista uma entrada no ensino regular, diversas questões ainda se configuram como barreiras para incluir satisfatoriamente a criança com autismo, entre elas destacam- se a formação insatisfatória de professores, a falta de preparação de demais profissionais da educação e o envolvimento dos familiares. Além disso, a literatura consultada destaca uma visão ultrapassada nutrida pela sociedade acerca da criança com autismo, e a ausência de recursos tecnológicos que permitem o empoderamento da criança diagnosticada com TEA como fatores que também impedem a inclusão dessas crianças. Por fim, também se verificou a ausência de literatura referente à participação do psicólogo na elaboração de estratégias de inclusão, o que aponta para a necessidade de que estudos sejam realizados nessa perspectiva.

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