Das diversas necessidades educativas especiais (físicas, cognitivas, emocionais e afetivas) presentes no âmbito escolar, existem vários fatores que influenciam no aprendizado do aluno, que vão além da observação superficial do professor. Dentre essas necessidades educativas especiais, nesse estudo temos como objetivos demostrar ao leitor o que seja o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH, oferecer maiores referenciais avaliativos e reflexões sobre o assunto para educadores, professores, psicopedagogos e familiares. Expor quais são seus principais sintomas, as dificuldades e as consequências que decorrem da omissão do tratamento. Assim como proporcionar a visão que o uso do lúdico como estratégia de ensino e intervenção nos sintomas nesses portadores no ambiente escolar possui um importante papel no processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi motivado pela percepção da ausência de conhecimento relacionado ao TDAH por parte de muitos colegas e educadores. Surgiu então o interesse em pesquisar sobre a temática, a fim de aprofundar os conhecimentos, no sentido de promover informação aos profissionais de educação e assim favorecer a aprendizagem de alunos com TDAH. O exposto é resultado de pesquisas bibliográficas, revisionadas em torno do tema proposto que sustentam as discussões contidas no referencial teórico. Observou-se que o trabalho pedagógico representa um papel fundamental no processo de aprendizagem do educando com TDAH. As intervenções pedagógicas dos professores junto ao aluno, possibilita que o desempenho escolar seja otimizado pelo uso de instrumentos adequados de manejo na escola, como as estratégias de ensino.