Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTIVA: CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: INFORMÁTICA EDUCATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49014
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2220
    "inscrito_id" => 9763
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTIVA: CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "A Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias visa à inserção das novas tecnologias da informação (NTICs) e da comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Para além dos conteúdos curriculares, as mudanças estruturais na sociedade, devido à era da informação, estão exigindo da escola uma adequação aos novos tempos. Em busca de iniciativas que preparem os alunos para a vida cotidiana, elaborou-se uma sequência didática com o intuito de abordar e despertar o interesse dos alunos em propostas específicas para a aquisição da leitura e da escrita. Levando-se em consideração que esta construção se dá pela criação de espaços coletivos para a ação comum, a aula foi elaborada a partir do Projeto Político Pedagógico com o tema Ubuntu, de uma Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias. Desta forma, utilizou-se a informática como uma fonte rica para a apropriação e desenvolvimento do processo de construção da língua escrita. Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados de uma sequência didática desenvolvida por uma professora da rede em sala de aula, a luz do projeto citado anteriormente, estabelecendo importantes relações entre a Informática Educativa, a alfabetização e o letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA EDUCATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9763_09092018225117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARCIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "pati.info.edu@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49014
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2220
    "inscrito_id" => 9763
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTIVA: CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "A Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias visa à inserção das novas tecnologias da informação (NTICs) e da comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Para além dos conteúdos curriculares, as mudanças estruturais na sociedade, devido à era da informação, estão exigindo da escola uma adequação aos novos tempos. Em busca de iniciativas que preparem os alunos para a vida cotidiana, elaborou-se uma sequência didática com o intuito de abordar e despertar o interesse dos alunos em propostas específicas para a aquisição da leitura e da escrita. Levando-se em consideração que esta construção se dá pela criação de espaços coletivos para a ação comum, a aula foi elaborada a partir do Projeto Político Pedagógico com o tema Ubuntu, de uma Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias. Desta forma, utilizou-se a informática como uma fonte rica para a apropriação e desenvolvimento do processo de construção da língua escrita. Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados de uma sequência didática desenvolvida por uma professora da rede em sala de aula, a luz do projeto citado anteriormente, estabelecendo importantes relações entre a Informática Educativa, a alfabetização e o letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA EDUCATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9763_09092018225117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARCIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "pati.info.edu@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias visa à inserção das novas tecnologias da informação (NTICs) e da comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Para além dos conteúdos curriculares, as mudanças estruturais na sociedade, devido à era da informação, estão exigindo da escola uma adequação aos novos tempos. Em busca de iniciativas que preparem os alunos para a vida cotidiana, elaborou-se uma sequência didática com o intuito de abordar e despertar o interesse dos alunos em propostas específicas para a aquisição da leitura e da escrita. Levando-se em consideração que esta construção se dá pela criação de espaços coletivos para a ação comum, a aula foi elaborada a partir do Projeto Político Pedagógico com o tema Ubuntu, de uma Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias. Desta forma, utilizou-se a informática como uma fonte rica para a apropriação e desenvolvimento do processo de construção da língua escrita. Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados de uma sequência didática desenvolvida por uma professora da rede em sala de aula, a luz do projeto citado anteriormente, estabelecendo importantes relações entre a Informática Educativa, a alfabetização e o letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.