Esta pesquisa visa compreender como a organização do projeto de extensão Digit-M-Ed Hiperconectando Brasil: transformando o ensino-aprendizagem promove processos de gestão democrática para a constituição do aluno-formador. Tal projeto tem se dedicado, desde 2013, a formar formadores, promovendo a participação de pesquisadores, supervisores, gestores, coordenadores, professores, alunos (surdos e ouvintes) de escolas públicas e privadas, bem como faculdades, por meio do engajamento dos participantes na comunidade escolar para desencapsulação do currículo. Para compreender o objetivo desta pesquisa, foi necessário investigar: a) como a organização do projeto promove processos de gestão democrática; e, b) como esses processos contribuem para a constituição do aluno-formador. A metodologia do trabalho está embasada na Pesquisa Crítica de Colaboração que objetiva observar, conhecer e transformar a realidade de seu contexto, em uma relação assimétrica. A análise de dados se organizou para evidenciar processos da gestão democrática e o aluno atuando como formador. Os resultados mostram a constituição do aluno-formador por meio da gestão realizada em seus diversos momentos de desenvolvimento.