GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-FORMADOR: UM ESTUDO À LUZ DO PROJETO DIGIT-M-ED
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47539 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 2144 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-FORMADOR: UM ESTUDO À LUZ DO PROJETO DIGIT-M-ED" "resumo" => "Esta pesquisa visa compreender como a organização do projeto de extensão Digit-M-Ed Hiperconectando Brasil: transformando o ensino-aprendizagem promove processos de gestão democrática para a constituição do aluno-formador. Tal projeto tem se dedicado, desde 2013, a formar formadores, promovendo a participação de pesquisadores, supervisores, gestores, coordenadores, professores, alunos (surdos e ouvintes) de escolas públicas e privadas, bem como faculdades, por meio do engajamento dos participantes na comunidade escolar para desencapsulação do currículo. Para compreender o objetivo desta pesquisa, foi necessário investigar: a) como a organização do projeto promove processos de gestão democrática; e, b) como esses processos contribuem para a constituição do aluno-formador. A metodologia do trabalho está embasada na Pesquisa Crítica de Colaboração que objetiva observar, conhecer e transformar a realidade de seu contexto, em uma relação assimétrica. A análise de dados se organizou para evidenciar processos da gestão democrática e o aluno atuando como formador. Os resultados mostram a constituição do aluno-formador por meio da gestão realizada em seus diversos momentos de desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, ALUNO-FORMADOR, ALUNO-PROFESSOR, GESTÃO, GESTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID2144_26082018202207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA ALMEIDA" "autor_email" => "Jessica.almeidas@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47539 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 2144 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-FORMADOR: UM ESTUDO À LUZ DO PROJETO DIGIT-M-ED" "resumo" => "Esta pesquisa visa compreender como a organização do projeto de extensão Digit-M-Ed Hiperconectando Brasil: transformando o ensino-aprendizagem promove processos de gestão democrática para a constituição do aluno-formador. Tal projeto tem se dedicado, desde 2013, a formar formadores, promovendo a participação de pesquisadores, supervisores, gestores, coordenadores, professores, alunos (surdos e ouvintes) de escolas públicas e privadas, bem como faculdades, por meio do engajamento dos participantes na comunidade escolar para desencapsulação do currículo. Para compreender o objetivo desta pesquisa, foi necessário investigar: a) como a organização do projeto promove processos de gestão democrática; e, b) como esses processos contribuem para a constituição do aluno-formador. A metodologia do trabalho está embasada na Pesquisa Crítica de Colaboração que objetiva observar, conhecer e transformar a realidade de seu contexto, em uma relação assimétrica. A análise de dados se organizou para evidenciar processos da gestão democrática e o aluno atuando como formador. Os resultados mostram a constituição do aluno-formador por meio da gestão realizada em seus diversos momentos de desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, ALUNO-FORMADOR, ALUNO-PROFESSOR, GESTÃO, GESTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID2144_26082018202207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA ALMEIDA" "autor_email" => "Jessica.almeidas@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }