Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO (MANUAL) DE EDUCAÇÃO FÍSICA: (RE)CONFIGURAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      políticas educacionais, as escolas e o pedagogo/professor estejam preparados, especialmente nos anos\r\n
      iniciais do Ensino Fundamental, para oferecerem uma Educação Física que ultrapasse o senso comum\r\n
      e evidencie uma sistematização de seus conteúdos, métodos de ensino e formas de avaliação da\r\n
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      Educação Física pelo pedagogo/professor poderá contribuir para (re)configurar o processo ensinoaprendizagem\r\n
      da disciplina, baseando-se nas práticas corporais e na linguagem corporal, além de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), a Educação Física configura-se como componente curricular obrigatório na educação básica, devendo estar presente em todas as etapas da escolarização e integrada à proposta pedagógica das escolas (e dos sistemas de ensino). Porém, para que ocorra uma prática satisfatória e de qualidade, é preciso que as políticas educacionais, as escolas e o pedagogo/professor estejam preparados, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para oferecerem uma Educação Física que ultrapasse o senso comum e evidencie uma sistematização de seus conteúdos, métodos de ensino e formas de avaliação da aprendizagem. Assim, o presente artigo buscou refletir sobre as potencialidades pedagógicas advindas com o uso de livros didáticos (manuais) de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e para isso, utilizou-se como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica e documental, a partir da investigação em diferentes fontes de conhecimento, dispositivos legais e documentos pedagógicos e curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Guia do PNLD 2019 - Educação Física. Percebeu-se que a adoção e o uso crítico e consciente de livros didáticos em Educação Física pelo pedagogo/professor poderá contribuir para (re)configurar o processo ensinoaprendizagem da disciplina, baseando-se nas práticas corporais e na linguagem corporal, além de promover a sua valorização no ambiente escolar, com a possível diminuição da negligência da prática escolar, da incidência do “rolar a bola” ou do direcionamento de atividades desenvolvidas por programas de complementação pedagógica, como o Mais Educação.

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