Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE PROGRESSÃO CONTINUADA: PRIMEIRAS REFLEXÕES.

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM HUMANIZADORA, PROGRESSÃO CONTINUADA, REGIME DE NOVE ANOS Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      O presente trabalho, parte de uma pesquisa de TCC, tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a avaliação da aprendizagem no contexto das sala de progressão continuada a partir da implementação do Regime de Nove Anos no Ensino Fundamental. Partindo da perspectiva humanizadora, na qual se preza por uma avaliação contínua, processual e qualitativa, pretende-se com o trabalho fazer uma reflexão crítica diante das práticas avaliativas dentro da sala de progressão continuada antes e após o referido Regime, a fim de enfatizar a importância de um olhar humanizador diante dos sujeitos ali presentes, cujas especificidades reclamam processos de ensino-aprendizagem e avaliações singulares, para possibilitar-lhes o despertar de suas potencialidades e autoestima, uma vez que constatamos problemas e dificuldades nos alunos dessas salas relacionados à baixa autoestima, desinteresse, desestímulo e apatia. As reflexões partem de autores como Beauchamp, et al (2007), Hoffmann (2001), Luckesi (2009) Freire (2011), Jung (2013). A pesquisa está em andamento, por isso, apresentamos apenas os primeiros estudos acerca da avaliação da aprendizagem na sala de progressão.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo O presente trabalho, parte de uma pesquisa de TCC, tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a avaliação da aprendizagem no contexto das sala de progressão continuada a partir da implementação do Regime de Nove Anos no Ensino Fundamental. Partindo da perspectiva humanizadora, na qual se preza por uma avaliação contínua, processual e qualitativa, pretende-se com o trabalho fazer uma reflexão crítica diante das práticas avaliativas dentro da sala de progressão continuada antes e após o referido Regime, a fim de enfatizar a importância de um olhar humanizador diante dos sujeitos ali presentes, cujas especificidades reclamam processos de ensino-aprendizagem e avaliações singulares, para possibilitar-lhes o despertar de suas potencialidades e autoestima, uma vez que constatamos problemas e dificuldades nos alunos dessas salas relacionados à baixa autoestima, desinteresse, desestímulo e apatia. As reflexões partem de autores como Beauchamp, et al (2007), Hoffmann (2001), Luckesi (2009) Freire (2011), Jung (2013). A pesquisa está em andamento, por isso, apresentamos apenas os primeiros estudos acerca da avaliação da aprendizagem na sala de progressão.

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