Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSERVAR É RENOVAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONHECIMENTO, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa trata-se de ressaltar uma discussão sobre a Educação Ambiental em todas as dimensões das áreas do conhecimento. Contextualizar a Educação Ambiental no cenário mundial e nacional e descrever os fios de tensão que perpassam por seus fundamentos e por sua práxis pedagógica implicando tratá-la nas interfaces da interdisciplinaridade com as demais disciplinas. A partir de um horizonte histórico, discutem-se os fundamentos teóricos epistemológicos, através de uma reflexão sobre as grandes vertentes de abordagem. Além disso, essas interfaces devem ser analisadas à luz dos princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental presente na Lei nº 9.795/1999. Portanto, no corpo dessa pesquisa são apresentados temas voltados na temática como: abordagem dialógico-problematizadora e conflitos socioambientais; mediação científico-tecnológica. Nessas experiências discute-se a possibilidade de construção ou não de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que permeiam as práticas de Educação Ambiental e devem, portanto, constituir foco de atenção das pesquisas em Educação Ambiental.

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