Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA AS METODOLOGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, METODOLOGIAS, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47150
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 702
    "inscrito_id" => 6019
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA AS METODOLOGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especificas na escola tem importância, tanto os próprios alunos, com para família e profissionais envolvidos no processo educativo. Nesse projeto, abordamos a importância da inclusão e a relevância do trabalho dos professores em sala de aula. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as metodologias usadas por professores do ensino fundamental para que alunos com necessidades educacionais especifica sejam inclusos no ambiente escolar. A escola que contribuiu como lócus da pesquisa localiza-se no município de Caxias-MA e oferece ensino fundamental do 1° ano ao 5° ano, participaram da pesquisa de forma livre, em um total de 6 professores. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas buscando dados que nos permitissem investigar as metodologias utilizadas pelos professores para que esses alunos fossem inclusos no ambiente escolar. Concluímos que são boas as metodologias usadas por os professores, apesar de ainda ter muito a ser melhorado, a escola oferece bons profissionais para ajudar nesse processo de inclusão, e foi uma experiência gratificante nos mostrou o quanto é importante manter esses alunos dentro da sala de aula para que assim a qualidade de vida dos mesmos seja melhor e cabe à escola acolher e mostrar a importância desses alunos aos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, METODOLOGIAS, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID6019_17082018204649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRIK MARCELO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRIK MARCELO"
    "autor_email" => "sousasandrik68@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47150
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 702
    "inscrito_id" => 6019
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA AS METODOLOGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especificas na escola tem importância, tanto os próprios alunos, com para família e profissionais envolvidos no processo educativo. Nesse projeto, abordamos a importância da inclusão e a relevância do trabalho dos professores em sala de aula. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as metodologias usadas por professores do ensino fundamental para que alunos com necessidades educacionais especifica sejam inclusos no ambiente escolar. A escola que contribuiu como lócus da pesquisa localiza-se no município de Caxias-MA e oferece ensino fundamental do 1° ano ao 5° ano, participaram da pesquisa de forma livre, em um total de 6 professores. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas buscando dados que nos permitissem investigar as metodologias utilizadas pelos professores para que esses alunos fossem inclusos no ambiente escolar. Concluímos que são boas as metodologias usadas por os professores, apesar de ainda ter muito a ser melhorado, a escola oferece bons profissionais para ajudar nesse processo de inclusão, e foi uma experiência gratificante nos mostrou o quanto é importante manter esses alunos dentro da sala de aula para que assim a qualidade de vida dos mesmos seja melhor e cabe à escola acolher e mostrar a importância desses alunos aos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, METODOLOGIAS, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID6019_17082018204649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRIK MARCELO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRIK MARCELO"
    "autor_email" => "sousasandrik68@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especificas na escola tem importância, tanto os próprios alunos, com para família e profissionais envolvidos no processo educativo. Nesse projeto, abordamos a importância da inclusão e a relevância do trabalho dos professores em sala de aula. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as metodologias usadas por professores do ensino fundamental para que alunos com necessidades educacionais especifica sejam inclusos no ambiente escolar. A escola que contribuiu como lócus da pesquisa localiza-se no município de Caxias-MA e oferece ensino fundamental do 1° ano ao 5° ano, participaram da pesquisa de forma livre, em um total de 6 professores. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas buscando dados que nos permitissem investigar as metodologias utilizadas pelos professores para que esses alunos fossem inclusos no ambiente escolar. Concluímos que são boas as metodologias usadas por os professores, apesar de ainda ter muito a ser melhorado, a escola oferece bons profissionais para ajudar nesse processo de inclusão, e foi uma experiência gratificante nos mostrou o quanto é importante manter esses alunos dentro da sala de aula para que assim a qualidade de vida dos mesmos seja melhor e cabe à escola acolher e mostrar a importância desses alunos aos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.