O gênero tira em quadrinhos constitui, sob nosso olhar, nas aulas destinadas à leitura, uma prática dialógico-discursiva que corrobora para o letramento social do aluno, uma vez que os recursos verbo-visuais deste gênero conduzem à leitura e à interpretação do mundo e das diversas práticas existente na sociedade. A partir dessa perspectiva, tomamos a seguinte questão-problema: de que modo uma abordagem do gênero tira em quadrinhos, em âmbito de planejamento, pode contribuir para o ensino-aprendizagem de leituras discursivas e para o desenvolvimento da responsividade nos alunos? Desta forma, elaboramos uma proposta didática que comporta o gênero tira em quadrinhos em aulas de leitura voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental II, pois concebemos o fato linguístico como algo situado sócio-historicamente, inserido num dado campo discursivo, de modo que o entendimento acerca dos diversos problemas sociais (racismo, democracia e machismo) materializados no gênero tornam-se veículo para a realização do letramento social dos alunos. Anuímos, assim, aos estudos sobre Letramento (Soares, 2010; Rojo, 2009; Kleiman, 1995) e aos estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2016, 2017) por entendermos que o trabalho com a leitura dialógico-discursiva contribuirá para o desenvolvimento da criticidade responsiva do aluno. Por se tratar de uma proposta didática, os resultados efetivam-se no âmbito de contribuirmos com uma formação de professores cada vez mais voltada para uma concepção dialógica e discursiva de ensino de língua portuguesa.