O Assessoramento Psicopedagógico é um serviço especializado, prestado pelo psicopedagogo às instituições de ensino, auxiliando no diagnóstico e na intervenção das principais dificuldades e transtornos de aprendizagem, bem como na implementação de ações que favoreçam o bom funcionamento da instituição escolar. Através do estudo, buscou-se averiguar a compreensão dos professores acerca das dificuldades e transtornos de aprendizagem e de como ocorre o assessoramento psicopedagógico na instituição, além de outras inquietações referentes ao plano pedagógico escolar. Sendo assim, para obtenção dos dados, utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa, aplicando um questionário semiestruturado, o qual continha cinco perguntas sociodemográficas em relação ao perfil dos professores e quinze questões relacionadas aos conhecimentos sobre o fazer psicopedagógico institucional, das dificuldades e transtornos, e referente a satisfação com o plano pedagógico da escola em questão. Para isso, participaram professores da rede municipal de ensino fundamental de uma escola na cidade de João Pessoa. Alusivo à análise dos dados coletados, utilizou-se o método de medidas de tendência e agrupamento das questões dissertativas. Por meio dos resultados, foi possível analisar que muitos professores, apesar de sua formação acadêmica e anos de ensino, possuem conhecimentos rasos acerca das dificuldades e transtornos de aprendizagem e, principalmente, em como lidar com essas singularidades nos aprendentes em sala de aula.