Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Palavra-chaves: TRAJETÓRIA FORMATIVA, EJA, NARRATIVAS, EXPERIÊNCIA, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46163
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4276
    "inscrito_id" => 10994
    "titulo" => "A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "resumo" => "Esse artigo, recorte de uma pesquisa maior, apresenta uma proposta de escrita pautada na narrativa de experiências vivenciadas, por uma professora de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de tecer reflexões teóricas, apoiando–se nas narrativas de vidas como cenário de atuação direta na operacionalização legal no contexto geográfico de um Território de Identidade, com olhar centrado na EJA. A partir da Pesquisa Narrativa, através das narrativas de vida e formação, a pesquisa apresenta um estudo construído acerca dos acontecimentos, eventos, saberes, conhecimentos, atitudes e sentimentos, que emergem de uma prática docente que se deseja diferenciada, por se trabalhar na perspectiva da EJA e no turno noturno, onde os discentes são trabalhadores alunos. Com a imersão no mundo da educação noturna, foi possível coletar durante duas décadas memórias de discentes, colegas e comunidades sobre suas vidas e trajetórias até a chegada à escola. Esse contato possibilitou compreender como tudo é tão relevante e precisa ser feito numa conexão entre a prática docente, o conhecimento científico construído nas formações em docência e a consolidação do desenvolvimento profissional docente. Vale pontuar que as escolhas do que seria interessante salientar e os pontos em comum escolhidos entre prática e teoria, se justificam pela especificidade do trabalho docente, numa trajetória que segue de professora à Coordenadora Formadora na Educação de Jovens e Adultos, no Piemonte Norte do Itapicuru, cujas experiências têm produzido materiais de estudos e pesquisas no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA FORMATIVA, EJA, NARRATIVAS, EXPERIÊNCIA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10994_17092018203959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVONE DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDVONE"
    "autor_email" => "vonny.com@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46163
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4276
    "inscrito_id" => 10994
    "titulo" => "A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "resumo" => "Esse artigo, recorte de uma pesquisa maior, apresenta uma proposta de escrita pautada na narrativa de experiências vivenciadas, por uma professora de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de tecer reflexões teóricas, apoiando–se nas narrativas de vidas como cenário de atuação direta na operacionalização legal no contexto geográfico de um Território de Identidade, com olhar centrado na EJA. A partir da Pesquisa Narrativa, através das narrativas de vida e formação, a pesquisa apresenta um estudo construído acerca dos acontecimentos, eventos, saberes, conhecimentos, atitudes e sentimentos, que emergem de uma prática docente que se deseja diferenciada, por se trabalhar na perspectiva da EJA e no turno noturno, onde os discentes são trabalhadores alunos. Com a imersão no mundo da educação noturna, foi possível coletar durante duas décadas memórias de discentes, colegas e comunidades sobre suas vidas e trajetórias até a chegada à escola. Esse contato possibilitou compreender como tudo é tão relevante e precisa ser feito numa conexão entre a prática docente, o conhecimento científico construído nas formações em docência e a consolidação do desenvolvimento profissional docente. Vale pontuar que as escolhas do que seria interessante salientar e os pontos em comum escolhidos entre prática e teoria, se justificam pela especificidade do trabalho docente, numa trajetória que segue de professora à Coordenadora Formadora na Educação de Jovens e Adultos, no Piemonte Norte do Itapicuru, cujas experiências têm produzido materiais de estudos e pesquisas no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "TRAJETÓRIA FORMATIVA, EJA, NARRATIVAS, EXPERIÊNCIA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10994_17092018203959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVONE DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDVONE"
    "autor_email" => "vonny.com@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esse artigo, recorte de uma pesquisa maior, apresenta uma proposta de escrita pautada na narrativa de experiências vivenciadas, por uma professora de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de tecer reflexões teóricas, apoiando–se nas narrativas de vidas como cenário de atuação direta na operacionalização legal no contexto geográfico de um Território de Identidade, com olhar centrado na EJA. A partir da Pesquisa Narrativa, através das narrativas de vida e formação, a pesquisa apresenta um estudo construído acerca dos acontecimentos, eventos, saberes, conhecimentos, atitudes e sentimentos, que emergem de uma prática docente que se deseja diferenciada, por se trabalhar na perspectiva da EJA e no turno noturno, onde os discentes são trabalhadores alunos. Com a imersão no mundo da educação noturna, foi possível coletar durante duas décadas memórias de discentes, colegas e comunidades sobre suas vidas e trajetórias até a chegada à escola. Esse contato possibilitou compreender como tudo é tão relevante e precisa ser feito numa conexão entre a prática docente, o conhecimento científico construído nas formações em docência e a consolidação do desenvolvimento profissional docente. Vale pontuar que as escolhas do que seria interessante salientar e os pontos em comum escolhidos entre prática e teoria, se justificam pela especificidade do trabalho docente, numa trajetória que segue de professora à Coordenadora Formadora na Educação de Jovens e Adultos, no Piemonte Norte do Itapicuru, cujas experiências têm produzido materiais de estudos e pesquisas no processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.