Esse artigo, recorte de uma pesquisa maior, apresenta uma proposta de escrita pautada na narrativa de experiências vivenciadas, por uma professora de Educação de Jovens e Adultos - EJA, com o objetivo de tecer reflexões teóricas, apoiando–se nas narrativas de vidas como cenário de atuação direta na operacionalização legal no contexto geográfico de um Território de Identidade, com olhar centrado na EJA. A partir da Pesquisa Narrativa, através das narrativas de vida e formação, a pesquisa apresenta um estudo construído acerca dos acontecimentos, eventos, saberes, conhecimentos, atitudes e sentimentos, que emergem de uma prática docente que se deseja diferenciada, por se trabalhar na perspectiva da EJA e no turno noturno, onde os discentes são trabalhadores alunos. Com a imersão no mundo da educação noturna, foi possível coletar durante duas décadas memórias de discentes, colegas e comunidades sobre suas vidas e trajetórias até a chegada à escola. Esse contato possibilitou compreender como tudo é tão relevante e precisa ser feito numa conexão entre a prática docente, o conhecimento científico construído nas formações em docência e a consolidação do desenvolvimento profissional docente. Vale pontuar que as escolhas do que seria interessante salientar e os pontos em comum escolhidos entre prática e teoria, se justificam pela especificidade do trabalho docente, numa trajetória que segue de professora à Coordenadora Formadora na Educação de Jovens e Adultos, no Piemonte Norte do Itapicuru, cujas experiências têm produzido materiais de estudos e pesquisas no processo educacional.