Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCRITA DE DIÁRIO PESSOAL: DISCURSOS QUE SE REVELAM AO SE INGRESSAR NUMA NOVA ESCOLA

Palavra-chaves: DIÁRIO PESSOAL, DIALOGISMO, PRODUÇÃO DE TEXTO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47295
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "ESCRITA DE DIÁRIO PESSOAL: DISCURSOS QUE SE REVELAM AO SE INGRESSAR NUMA NOVA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as “páginas de diários” produzidas por alunos que ingressaram no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano 2017. Investiga-se, com base nas características do gênero diário pessoal, os (pré)conceitos sobre o Colégio, apresentados na produção textual dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Ancoramos nossa abordagem na perspectiva do dialogismo de Volochínov (2017) para quem a linguagem é uma forma de interação social. Metodologicamente, aplicamos uma sequência didática com o diário pessoal, a fim de se conhecer as características sociais, discursivas e textuais do gênero textual citado. Como produção de texto final, solicitou-se que os alunos escrevessem uma página de diário, registrando sua experiência de vida quando chegaram ao CAp pela primeira vez. Os 60 textos produzidos compõem o corpus desse estudo que tem como sujeitos crianças de 10 a 12 anos, oriundos, em sua maioria, de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana. Desta análise, pode-se apontar a importância do diário como uma ferramenta de diálogo, instrumento reflexivo e aferidor dos significados da escola e dos espaços escolares. Além disso, o gênero possibilita um canal dialógico entre as identidades dos discentes e a própria identidade do Colégio, favorecendo a interlocução das instâncias de formação e gestão. Nesse processo sócio-histórico, vários discursos desvelam-se e revelam as concepções ideológicas instáveis sobre a escola, que alicerçam a identidade institucional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO PESSOAL, DIALOGISMO, PRODUÇÃO DE TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1337_08082018170403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA LETÍCIA TORRES DA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA ROSA"
    "autor_email" => "adrianarosa100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47295
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "ESCRITA DE DIÁRIO PESSOAL: DISCURSOS QUE SE REVELAM AO SE INGRESSAR NUMA NOVA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as “páginas de diários” produzidas por alunos que ingressaram no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano 2017. Investiga-se, com base nas características do gênero diário pessoal, os (pré)conceitos sobre o Colégio, apresentados na produção textual dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Ancoramos nossa abordagem na perspectiva do dialogismo de Volochínov (2017) para quem a linguagem é uma forma de interação social. Metodologicamente, aplicamos uma sequência didática com o diário pessoal, a fim de se conhecer as características sociais, discursivas e textuais do gênero textual citado. Como produção de texto final, solicitou-se que os alunos escrevessem uma página de diário, registrando sua experiência de vida quando chegaram ao CAp pela primeira vez. Os 60 textos produzidos compõem o corpus desse estudo que tem como sujeitos crianças de 10 a 12 anos, oriundos, em sua maioria, de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana. Desta análise, pode-se apontar a importância do diário como uma ferramenta de diálogo, instrumento reflexivo e aferidor dos significados da escola e dos espaços escolares. Além disso, o gênero possibilita um canal dialógico entre as identidades dos discentes e a própria identidade do Colégio, favorecendo a interlocução das instâncias de formação e gestão. Nesse processo sócio-histórico, vários discursos desvelam-se e revelam as concepções ideológicas instáveis sobre a escola, que alicerçam a identidade institucional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO PESSOAL, DIALOGISMO, PRODUÇÃO DE TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1337_08082018170403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA LETÍCIA TORRES DA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA ROSA"
    "autor_email" => "adrianarosa100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as “páginas de diários” produzidas por alunos que ingressaram no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano 2017. Investiga-se, com base nas características do gênero diário pessoal, os (pré)conceitos sobre o Colégio, apresentados na produção textual dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Ancoramos nossa abordagem na perspectiva do dialogismo de Volochínov (2017) para quem a linguagem é uma forma de interação social. Metodologicamente, aplicamos uma sequência didática com o diário pessoal, a fim de se conhecer as características sociais, discursivas e textuais do gênero textual citado. Como produção de texto final, solicitou-se que os alunos escrevessem uma página de diário, registrando sua experiência de vida quando chegaram ao CAp pela primeira vez. Os 60 textos produzidos compõem o corpus desse estudo que tem como sujeitos crianças de 10 a 12 anos, oriundos, em sua maioria, de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana. Desta análise, pode-se apontar a importância do diário como uma ferramenta de diálogo, instrumento reflexivo e aferidor dos significados da escola e dos espaços escolares. Além disso, o gênero possibilita um canal dialógico entre as identidades dos discentes e a própria identidade do Colégio, favorecendo a interlocução das instâncias de formação e gestão. Nesse processo sócio-histórico, vários discursos desvelam-se e revelam as concepções ideológicas instáveis sobre a escola, que alicerçam a identidade institucional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.