Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIPTOGRAFIA: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SEU POTENCIAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE TEORIA DOS NÚMEROS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CRIPTOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, TEORIA DOS NÚMEROS, CRIPTOGRAFIA RSA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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      Neste artigo buscamos apresentar a criptografia RSA como forma de explorar conceitos da Teoria dos Números na Formação Inicial de Professores de Matemática. A Criptografia está silenciosamente presente na vida de muitas pessoas.  A abordagem do tema se justifica na sua  vasta  aplicação prática, dada  a  crescente  necessidade  de enviar  dados  seguros principalmente  pela  Internet. Um dos significados para a palavra criptografar é tornar,  por  meio  de  normas  prescritas  num código ou  cifra,  um texto  incompreensível  para  aqueles  que  desconhecem  esse  código. A evolução histórica da prática de criptografar mostra a aplicabilidade da matemática com um cunho sociocultural importantíssimo para o progresso de ideias que desencadearam o funcionamento moderno de alguns criptossistemas. Apresentamos o  RSA um sistema de chave pública criado  por \r\n
      R. Rivest,  A. Shamir  e  L.  Adleman  em  1977, esse sistema tem  bases  teóricas  fundamentadas  na matemática  dos  números primos  e  dos  números  inteiros  em geral. Indicamos o estudo da evolução das práticas criptográficas na história humana e alguns personagens da História da Matemática e da criptografia RSA na componente curricular de Teoria dos Números, presente em algumas estruturas curriculares de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.
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      R. Rivest,  A. Shamir  e  L.  Adleman  em  1977, esse sistema tem  bases  teóricas  fundamentadas  na matemática  dos  números primos  e  dos  números  inteiros  em geral. Indicamos o estudo da evolução das práticas criptográficas na história humana e alguns personagens da História da Matemática e da criptografia RSA na componente curricular de Teoria dos Números, presente em algumas estruturas curriculares de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste artigo buscamos apresentar a criptografia RSA como forma de explorar conceitos da Teoria dos Números na Formação Inicial de Professores de Matemática. A Criptografia está silenciosamente presente na vida de muitas pessoas. A abordagem do tema se justifica na sua vasta aplicação prática, dada a crescente necessidade de enviar dados seguros principalmente pela Internet. Um dos significados para a palavra criptografar é tornar, por meio de normas prescritas num código ou cifra, um texto incompreensível para aqueles que desconhecem esse código. A evolução histórica da prática de criptografar mostra a aplicabilidade da matemática com um cunho sociocultural importantíssimo para o progresso de ideias que desencadearam o funcionamento moderno de alguns criptossistemas. Apresentamos o RSA um sistema de chave pública criado por R. Rivest, A. Shamir e L. Adleman em 1977, esse sistema tem bases teóricas fundamentadas na matemática dos números primos e dos números inteiros em geral. Indicamos o estudo da evolução das práticas criptográficas na história humana e alguns personagens da História da Matemática e da criptografia RSA na componente curricular de Teoria dos Números, presente em algumas estruturas curriculares de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.

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