Neste artigo buscamos apresentar a criptografia RSA como forma de explorar conceitos da Teoria dos Números na Formação Inicial de Professores de Matemática. A Criptografia está silenciosamente presente na vida de muitas pessoas. A abordagem do tema se justifica na sua vasta aplicação prática, dada a crescente necessidade de enviar dados seguros principalmente pela Internet. Um dos significados para a palavra criptografar é tornar, por meio de normas prescritas num código ou cifra, um texto incompreensível para aqueles que desconhecem esse código. A evolução histórica da prática de criptografar mostra a aplicabilidade da matemática com um cunho sociocultural importantíssimo para o progresso de ideias que desencadearam o funcionamento moderno de alguns criptossistemas. Apresentamos o RSA um sistema de chave pública criado por
R. Rivest, A. Shamir e L. Adleman em 1977, esse sistema tem bases teóricas fundamentadas na matemática dos números primos e dos números inteiros em geral. Indicamos o estudo da evolução das práticas criptográficas na história humana e alguns personagens da História da Matemática e da criptografia RSA na componente curricular de Teoria dos Números, presente em algumas estruturas curriculares de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.