TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49135 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4326 "inscrito_id" => 3625 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de um enfoque conceitual e de procedimentos metodológicos de ensino-aprendizagem. Para sustentar essas reflexões, utilizamos como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica na abordagem qualitativa, embasando-nos teoricamente em autores como Góes (2004); Mazzotta (2005); Klin (2006); Belisário Filho e Cunha (2010); Ostetto (2015); Silva (2015) e documentos legais como as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a LDBEN; ademais da realização da técnica de observação não participante em um determinado Centro de Educação Especial, localizado no município de São Luís, no estado do Maranhão. Nesse sentido, o contexto analisado revela a importância de políticas educacionais efetivas que façam valer os direitos de escolarização na perspectiva inclusiva para os alunos com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, TEA, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID3625_17092018211344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA RAQUEL LIMA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "KARLA RAQUEL LIMA PEREIRA" "autor_email" => "karlaraquellp@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49135 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4326 "inscrito_id" => 3625 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de um enfoque conceitual e de procedimentos metodológicos de ensino-aprendizagem. Para sustentar essas reflexões, utilizamos como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica na abordagem qualitativa, embasando-nos teoricamente em autores como Góes (2004); Mazzotta (2005); Klin (2006); Belisário Filho e Cunha (2010); Ostetto (2015); Silva (2015) e documentos legais como as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a LDBEN; ademais da realização da técnica de observação não participante em um determinado Centro de Educação Especial, localizado no município de São Luís, no estado do Maranhão. Nesse sentido, o contexto analisado revela a importância de políticas educacionais efetivas que façam valer os direitos de escolarização na perspectiva inclusiva para os alunos com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, TEA, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID3625_17092018211344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA RAQUEL LIMA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "KARLA RAQUEL LIMA PEREIRA" "autor_email" => "karlaraquellp@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }