Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: FITOTERÁPICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48098
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3497
    "inscrito_id" => 7817
    "titulo" => "O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O ensino de Botânica no ensino médio encontra dificuldades cada vez mais crescentes nos dias atuais, visto que esse conteúdo na biologia é muitas vezes visto pelos alunos como complexo e decorativo por ser trabalhado, em geral, de uma forma apenas teórica. A utilização de diferentes procedimentos de ensino, como aulas práticas, de campo e interdisciplinar pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Partindo desse conceito vê-se a utilização de plantas medicinais como uma ferramenta de estímulo aos conhecimentos botânicos e da biodiversidade. Esse trabalho foi realizado com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola de ensino médio da cidade de Patos, PB. Foi aplicado um questionário (pré-teste) semiestruturado e, posteriormente, após a intervenção, foi aplicado outro questionário (pós-teste) para avaliarmos se houve uma aprendizagem significativa com as atividades práticas. Através dos resultados do questionário (pré-teste) percebe-se que os alunos não eram detentores de conhecimentos efetivos sobre a diversidade de plantas medicinais presentes na flora brasileira. Após as aulas de intervenção os alunos conseguiram obter um maior conhecimento das variedades de plantas com propriedades medicinais, fato comprovado pelo o aumento de citações e de variedades de espécies de plantas e de famílias no pós-teste. O contato com as plantas para a confecção das exsicatas e durante a realização das fotos permitiu que eles aumentassem o seu leque de conhecimentos. Portanto, a Botânica pode ser abordada de forma contextualizada, oferecendo aos alunos oportunidades de participação e vivência em diversas experiências do seu dia-a-dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FITOTERÁPICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID7817_15092018092102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO NÓBREGA GONSALVES"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO"
    "autor_email" => "flavionobrega72@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48098
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3497
    "inscrito_id" => 7817
    "titulo" => "O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O ensino de Botânica no ensino médio encontra dificuldades cada vez mais crescentes nos dias atuais, visto que esse conteúdo na biologia é muitas vezes visto pelos alunos como complexo e decorativo por ser trabalhado, em geral, de uma forma apenas teórica. A utilização de diferentes procedimentos de ensino, como aulas práticas, de campo e interdisciplinar pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Partindo desse conceito vê-se a utilização de plantas medicinais como uma ferramenta de estímulo aos conhecimentos botânicos e da biodiversidade. Esse trabalho foi realizado com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola de ensino médio da cidade de Patos, PB. Foi aplicado um questionário (pré-teste) semiestruturado e, posteriormente, após a intervenção, foi aplicado outro questionário (pós-teste) para avaliarmos se houve uma aprendizagem significativa com as atividades práticas. Através dos resultados do questionário (pré-teste) percebe-se que os alunos não eram detentores de conhecimentos efetivos sobre a diversidade de plantas medicinais presentes na flora brasileira. Após as aulas de intervenção os alunos conseguiram obter um maior conhecimento das variedades de plantas com propriedades medicinais, fato comprovado pelo o aumento de citações e de variedades de espécies de plantas e de famílias no pós-teste. O contato com as plantas para a confecção das exsicatas e durante a realização das fotos permitiu que eles aumentassem o seu leque de conhecimentos. Portanto, a Botânica pode ser abordada de forma contextualizada, oferecendo aos alunos oportunidades de participação e vivência em diversas experiências do seu dia-a-dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FITOTERÁPICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID7817_15092018092102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO NÓBREGA GONSALVES"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO"
    "autor_email" => "flavionobrega72@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de Botânica no ensino médio encontra dificuldades cada vez mais crescentes nos dias atuais, visto que esse conteúdo na biologia é muitas vezes visto pelos alunos como complexo e decorativo por ser trabalhado, em geral, de uma forma apenas teórica. A utilização de diferentes procedimentos de ensino, como aulas práticas, de campo e interdisciplinar pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Partindo desse conceito vê-se a utilização de plantas medicinais como uma ferramenta de estímulo aos conhecimentos botânicos e da biodiversidade. Esse trabalho foi realizado com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola de ensino médio da cidade de Patos, PB. Foi aplicado um questionário (pré-teste) semiestruturado e, posteriormente, após a intervenção, foi aplicado outro questionário (pós-teste) para avaliarmos se houve uma aprendizagem significativa com as atividades práticas. Através dos resultados do questionário (pré-teste) percebe-se que os alunos não eram detentores de conhecimentos efetivos sobre a diversidade de plantas medicinais presentes na flora brasileira. Após as aulas de intervenção os alunos conseguiram obter um maior conhecimento das variedades de plantas com propriedades medicinais, fato comprovado pelo o aumento de citações e de variedades de espécies de plantas e de famílias no pós-teste. O contato com as plantas para a confecção das exsicatas e durante a realização das fotos permitiu que eles aumentassem o seu leque de conhecimentos. Portanto, a Botânica pode ser abordada de forma contextualizada, oferecendo aos alunos oportunidades de participação e vivência em diversas experiências do seu dia-a-dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.