O presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino-aprendizagem de Ligações Químicas a partir da utilização de um jogo inspirado no tradicional jogo pega varetas. A utilização do jogo possibilita verificar e exercitar os saberes dos alunos, tendo em vista que o uso de jogos no ensino contribui para a construção de conceitos e desenvolvimento cognitivo dos discentes. A elaboração do jogo se deu mediante o uso de palitos de churrascos pintados de cores diferenciadas, sendo que, cada cor faz referência a um elemento químico, no momento do jogo é disponibilizada uma legenda impressa para que os alunos possam identificar os elementos. A proposta do jogo é retirar as varetas de modo a “formar substâncias” a partir de ligações covalentes, iônicas ou metálicas. O jogador deverá levantar vareta por vareta, caso mova as demais o colega seguinte quem terá a oportunidade; o jogador poderá usar uma vareta para auxiliar a mover a outra, caso esta possa fazer ligação química com a que está sendo retirada; a jogada apenas é considerada válida quando o jogador ou o grupo preencher os quesitos solicitados na ficha de avaliação (tipo de ligação, nomenclatura do composto, família dos elementos e suas respectivas valências), a pontuação é contabilizada de acordo com o número atômico dos elementos que formam as substâncias. Espera-se que o material didático contribua para o ensino-aprendizagem do conteúdo de ligações químicas de modo lúdico, possibilitando a discussão, interação em grupo e a participação do professor mediando os discentes durante o surgimento de dificuldades.