REVISÃO NARRATIVA DAS APROXIMAÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA COM A PEDAGOGIA: CONSTRUCTO DE UM MODAL PEDAGÓGICO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48966 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 5382 "titulo" => "REVISÃO NARRATIVA DAS APROXIMAÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA COM A PEDAGOGIA: CONSTRUCTO DE UM MODAL PEDAGÓGICO" "resumo" => "A presente revisão de literatura, do tipo narrativa, tem o objetivo de apresentar as bases teóricas de uma construção de um modelo pedagógico que tenha como base a psicologia positiva enquanto indutora do resgate das virtudes humanas no sentido filosófico hedonista, no ambiente escolar. A revisão busca no ethos da Psicologia Positiva responder à questão: Como o educador pode fundamentar uma construção pedagógica promotora do resgate das virtudes humanas? A partir da análise de revisão da literatura científica, pretende-se direcionar a Psicologia Positiva para possibilitar, através de ações como oficinas e inserção nos planejamentos didáticos, uma funcionalidade e uma produtividade que se utilize de seu caráter de transversalidade na formação subjetiva do aluno. O presente estudo tem o objetivo de apresentar um panorama da aplicabilidade da psicologia positiva na educação, bem como apontar um modelo didático favorável a avaliação e o desenvolvimento de programas de intervenção. Justifica-se a Psicologia Positiva com base pela necessidade de promover no ambiente escolar ações que proponha torná-lo mais funcional e produtivo, não pela quantificação e sim pela busca do FLOW (Csikszentmihalyi M. 1999), como uma característica de uma phronesis, uma sabedoria prática que promova o bem estar e o resgate das boas práticas e o estudos das instituições positivas, entre elas a escola. Na revisão de literatura optou-se pela temática sobre psicologia positiva, Habilidades Sociais, na vida pessoal e nas instituições, através dos autores Martin Seligman, Zilda Del Prette, Mihail Csikszentmihalyi, Eliane M.O. Falcone entre outros. Método: Trata-se de uma revisão narrativa. Foram utilizadas produções científicas, com base em livros e nos periódicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), como critérios de inclusão optou-se por artigos nos idioma português e inglês; estudos de natureza qualitativa; produções científicas que se encontravam no período de 1998 a 2017" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA POSITIVA, HABILIDADES SOCIAIS, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID5382_11072018082111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO CÉSAR PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "profernando@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48966 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 5382 "titulo" => "REVISÃO NARRATIVA DAS APROXIMAÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA COM A PEDAGOGIA: CONSTRUCTO DE UM MODAL PEDAGÓGICO" "resumo" => "A presente revisão de literatura, do tipo narrativa, tem o objetivo de apresentar as bases teóricas de uma construção de um modelo pedagógico que tenha como base a psicologia positiva enquanto indutora do resgate das virtudes humanas no sentido filosófico hedonista, no ambiente escolar. A revisão busca no ethos da Psicologia Positiva responder à questão: Como o educador pode fundamentar uma construção pedagógica promotora do resgate das virtudes humanas? A partir da análise de revisão da literatura científica, pretende-se direcionar a Psicologia Positiva para possibilitar, através de ações como oficinas e inserção nos planejamentos didáticos, uma funcionalidade e uma produtividade que se utilize de seu caráter de transversalidade na formação subjetiva do aluno. O presente estudo tem o objetivo de apresentar um panorama da aplicabilidade da psicologia positiva na educação, bem como apontar um modelo didático favorável a avaliação e o desenvolvimento de programas de intervenção. Justifica-se a Psicologia Positiva com base pela necessidade de promover no ambiente escolar ações que proponha torná-lo mais funcional e produtivo, não pela quantificação e sim pela busca do FLOW (Csikszentmihalyi M. 1999), como uma característica de uma phronesis, uma sabedoria prática que promova o bem estar e o resgate das boas práticas e o estudos das instituições positivas, entre elas a escola. Na revisão de literatura optou-se pela temática sobre psicologia positiva, Habilidades Sociais, na vida pessoal e nas instituições, através dos autores Martin Seligman, Zilda Del Prette, Mihail Csikszentmihalyi, Eliane M.O. Falcone entre outros. Método: Trata-se de uma revisão narrativa. Foram utilizadas produções científicas, com base em livros e nos periódicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), como critérios de inclusão optou-se por artigos nos idioma português e inglês; estudos de natureza qualitativa; produções científicas que se encontravam no período de 1998 a 2017" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA POSITIVA, HABILIDADES SOCIAIS, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID5382_11072018082111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO CÉSAR PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "profernando@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }