A presente revisão de literatura, do tipo narrativa, tem o objetivo de apresentar as bases teóricas de uma construção de um modelo pedagógico que tenha como base a psicologia positiva enquanto indutora do resgate das virtudes humanas no sentido filosófico hedonista, no ambiente escolar. A revisão busca no ethos da Psicologia Positiva responder à questão: Como o educador pode fundamentar uma construção pedagógica promotora do resgate das virtudes humanas? A partir da análise de revisão da literatura científica, pretende-se direcionar a Psicologia Positiva para possibilitar, através de ações como oficinas e inserção nos planejamentos didáticos, uma funcionalidade e uma produtividade que se utilize de seu caráter de transversalidade na formação subjetiva do aluno. O presente estudo tem o objetivo de apresentar um panorama da aplicabilidade da psicologia positiva na educação, bem como apontar um modelo didático favorável a avaliação e o desenvolvimento de programas de intervenção. Justifica-se a Psicologia Positiva com base pela necessidade de promover no ambiente escolar ações que proponha torná-lo mais funcional e produtivo, não pela quantificação e sim pela busca do FLOW (Csikszentmihalyi M. 1999), como uma característica de uma phronesis, uma sabedoria prática que promova o bem estar e o resgate das boas práticas e o estudos das instituições positivas, entre elas a escola. Na revisão de literatura optou-se pela temática sobre psicologia positiva, Habilidades Sociais, na vida pessoal e nas instituições, através dos autores Martin Seligman, Zilda Del Prette, Mihail Csikszentmihalyi, Eliane M.O. Falcone entre outros. Método: Trata-se de uma revisão narrativa. Foram utilizadas produções científicas, com base em livros e nos periódicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), como critérios de inclusão optou-se por artigos nos idioma português e inglês; estudos de natureza qualitativa; produções científicas que se encontravam no período de 1998 a 2017