As Tecnologias da Informação e Comunicação são apontadas como uma ferramenta substancial para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a situação das escolas públicas no Brasil está cada vez mais sofrível quando se trata de investimentos e repasse de verbas que possibilite a manutenção adequada durante os anos letivos. O Censo Escolar brasileiro de 2017 expõe tal situação, mostrando que as escolas brasileiras ainda têm deficiências quando o quesito é infraestrutura, como a falta de recursos tecnológicos. Essa realidade vem criando novos desafios para os gestores como a gestão dos recursos humanos, financeiros, materiais e, por vezes, inviabiliza a realização de muitos projetos e programas. Nesse sentido, este artigo aborda a implementação de um ambiente virtual que possibilita a utilização de ferramentas computacionais nas verificações de aprendizagem da Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros, localizada no município de Carpina em Pernambuco. Para tanto, foi utilizado o Moodle que é um ambiente virtual de aprendizagem e, por ser open source, pode ser customizado para atender a necessidades específicas. Dentre os fatores motivadores estão a busca por agilidade na correção das avaliações objetivas, bem como a economia proporcionada pela redução das impressões realizadas no âmbito escolar. Nos resultados deste artigo, destacaram-se o índice de satisfação dos estudantes com o uso do sistema, a agilidade nas correções das avaliações, economia financeira e de recursos naturais.