Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DE CASO COMO RECURSO PROBLEMATIZADOR: DISCUTINDO ENERGIA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: RECURSO DIDÁTICO, ESTUDO DE CASO, ENERGIA NUCLEAR Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As metodologias que possibilitam a participação ativa de estudantes no processo de aprendizagem têm sido objetos de recorrentes investigações, no Brasil, nas pesquisas em Ensino de Ciências. Os estudos de caso, neste contexto, são recursos derivados diretamente da aprendizagem baseada em problemas e cumprem um papel de problematização no contexto da sala de aula. Nesta perspectiva, o objetivo do presente trabalho é investigar a (re)construção do entendimento sobre a temática energia nuclear em alunos do Ensino Médio a partir da vivência de um estudo de caso fictício. A pesquisa foi realizada em uma escola de referência do agreste pernambucano, de modo que, inicialmente, foram selecionados, por sorteio, sete estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Os estudantes foram, então, agrupados de acordo com as séries e, em um segundo momento, houve leitura e reflexão sobre o estudo de caso que abordava, basicamente, uma problemática energética na humanidade e tinha, como fator central da problematização, a utilização da energia nuclear como alternativa. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário e, para a análise, o método de análise do conteúdo foi escolhido. Os estudantes deveriam, basicamente, construir argumentos a favores ou contrários à utilização da energia nuclear no contexto do estudo de caso. Houve, na análise dos dados, a criação de duas categorias: dos argumentos contrários e favoráveis à utilização da energia nuclear. Na categoria dos argumentos contrários, estavam os discursos dos estudantes do primeiro e terceiro anos, os quais concordaram que não seria viável utilizar a energia nuclear devido à possibilidade da ocorrência de acidentes. Por outro lado, os estudantes do segundo ano argumentaram que uma alternativa seria utilizar da energia nuclear, porém, de forma temporária. Em geral, percebeu-se que os discursos dos estudantes estavam diretamente associados ao receio da ocorrência de acidentes de natureza nuclear. O estudo de caso possibilitou, portanto, que houvesse uma ampla discussão nos grupos e entre os grupos sobre as vantagens e desvantagens da energia nuclear, o que contribuiu para desconstruir a visão negativa que os mesmos tinham com relação a esta temática.

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