RESUMO: O desígnio deste artigo constitui em analisar a gestão democrática na escola do campo, especificamente sobre como se realiza o princípio da participação, buscando desta forma descrever as orientações do município para a gestão escolar do campo, além de identificar e caracterizar as ações desenvolvidas em relação ao princípio de participação na gestão democrática do campo. Dessa forma recorremos aos teóricos: Paro (2008); Gutierrez e Catani (2013); Libâneo (2008), Severino (2001); Gracindo (2007); Luck (2002); Barroso (2013); Munarim (2010); Caldart (2008). Para isso, tomamos a abordagem qualitativa e para coleta dos dados, realizamos observação e questionário envolvendo os sujeitos participantes, a saber, sobre a gestão escolar em uma escola localizada na Área Rural da cidade de Bezerros/PE. A análise dos dados mostrou o fato da ampliação do acesso das famílias e de toda a comunidade escolar para a participação ativa na tomada de decisões, obtendo assim uma gestão democrática no sistema escolar. Mesmo que também ocorra a participação com ações passivas, da qual os participantes não contribuem para a tomada de decisões na escola, sendo assim se destaca que a escola do campo representa uma luta pela democracia e progressiva autonomia, estas por meio do compartilhamento das decisões.