O PRINCÍPIO DE PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48218 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2146 "inscrito_id" => 3040 "titulo" => "O PRINCÍPIO DE PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO" "resumo" => "RESUMO: O desígnio deste artigo constitui em analisar a gestão democrática na escola do campo, especificamente sobre como se realiza o princípio da participação, buscando desta forma descrever as orientações do município para a gestão escolar do campo, além de identificar e caracterizar as ações desenvolvidas em relação ao princípio de participação na gestão democrática do campo. Dessa forma recorremos aos teóricos: Paro (2008); Gutierrez e Catani (2013); Libâneo (2008), Severino (2001); Gracindo (2007); Luck (2002); Barroso (2013); Munarim (2010); Caldart (2008). Para isso, tomamos a abordagem qualitativa e para coleta dos dados, realizamos observação e questionário envolvendo os sujeitos participantes, a saber, sobre a gestão escolar em uma escola localizada na Área Rural da cidade de Bezerros/PE. A análise dos dados mostrou o fato da ampliação do acesso das famílias e de toda a comunidade escolar para a participação ativa na tomada de decisões, obtendo assim uma gestão democrática no sistema escolar. Mesmo que também ocorra a participação com ações passivas, da qual os participantes não contribuem para a tomada de decisões na escola, sendo assim se destaca que a escola do campo representa uma luta pela democracia e progressiva autonomia, estas por meio do compartilhamento das decisões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "PARTICIPAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID3040_09092018211441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA KARINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiakarina@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48218 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2146 "inscrito_id" => 3040 "titulo" => "O PRINCÍPIO DE PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO" "resumo" => "RESUMO: O desígnio deste artigo constitui em analisar a gestão democrática na escola do campo, especificamente sobre como se realiza o princípio da participação, buscando desta forma descrever as orientações do município para a gestão escolar do campo, além de identificar e caracterizar as ações desenvolvidas em relação ao princípio de participação na gestão democrática do campo. Dessa forma recorremos aos teóricos: Paro (2008); Gutierrez e Catani (2013); Libâneo (2008), Severino (2001); Gracindo (2007); Luck (2002); Barroso (2013); Munarim (2010); Caldart (2008). Para isso, tomamos a abordagem qualitativa e para coleta dos dados, realizamos observação e questionário envolvendo os sujeitos participantes, a saber, sobre a gestão escolar em uma escola localizada na Área Rural da cidade de Bezerros/PE. A análise dos dados mostrou o fato da ampliação do acesso das famílias e de toda a comunidade escolar para a participação ativa na tomada de decisões, obtendo assim uma gestão democrática no sistema escolar. Mesmo que também ocorra a participação com ações passivas, da qual os participantes não contribuem para a tomada de decisões na escola, sendo assim se destaca que a escola do campo representa uma luta pela democracia e progressiva autonomia, estas por meio do compartilhamento das decisões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "PARTICIPAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID3040_09092018211441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA KARINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiakarina@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }