Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMES: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PAUTADO NA REFLEXÃO E CRITICIDADE.

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

É difícil mensurar a contribuição dada pelo estudo dos gêneros discursivos ao ensino de Língua Portuguesa, pois o estudo através dos gêneros propõe uma aprendizagem que não se reduz a textos estáticos e imutáveis. O entendimento de gênero como texto de fácil circulação social é imprescindível para rever a práxis escolar, uma vez que estes textos circulam diariamente nas redes sociais e está ao alcance de quaisquer jovens com acesso à internet. O projeto de trabalho que se apresenta tem por finalidade propor um estudo dos gêneros do discurso, em especial os memes, pautados em práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Indubitavelmente, há a necessidade de um estudo de textos que façam parte do cotidiano social discente para que estes o reconheçam de maneira concreta e o ensino não mais se enxergue numa situação abstrata de língua, ademais, a escola precisa abrir-se ao novo e perceber que as tecnologias da informação são ferramentas indispensáveis ao ensino moderno. A metodologia adotada para o desenvolvimento do estudo será a pesquisa bibliográfica através de livros e sites que fundamentem o pensamento em torno da proposta e ainda, a pesquisa ação, uma vez que os alunos terão contato com o gênero em uso, identificando os memes a serem estudados e sua proposta de reflexão e criticidade numa situação real de uso

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