Esse artigo trata-se de um relato de experiência da elaboração de um projeto pedagógico desenvolvido por discentes do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal da Paraíba em Cabedelo na disciplina de práticas de ensino em biologia II, que teve como objetivo a elaboração de um projeto pedagógico para o ensino de botânica voltado para o ensino médio. Para realização deste estudo, fez-se necessário um levantamento bibliográfico correspondente à temática abordada, principalmente no que diz respeito à elaboração de um projeto pedagógico a ser aplicado em instituição escolar, onde se utilizou livros e artigos que contribuíram significativamente para uma melhor compreensão do que veio a ser pesquisado. O projeto foi dividido em etapas: construção do roteiro e escolha dos materiais que seriam utilizados para a montagem dos recursos didáticos. De acordo com o que foi planejado nas primeiras etapas do projeto, obtiveram-se os resultados em formas de dois modelos de materiais didáticos produzidos para o ensino de botânica. A partir do estudo, observou-se a importância que os recursos didáticos possuem e suas devidas utilidades em sala de aula. O projeto pedagógico é de grande importância não só para os discentes dos cursos de licenciaturas, mas para os alunos de escolas que se beneficiam diariamente das aplicações inovadoras provenientes de projetos pedagógicos educacionais. É preciso que haja cada vez mais investimentos nos projetos da área educacional para que se possa dinamizar as metodologias abordadas por professores dentro das salas de aula o que resultará em vantagens positivas.