RESUMO: O presente trabalho elaborado pelas acadêmicas do 3º período de pedagogia da
Universidade Federal do Acre – UFAC, Thaila Bento de Lima e Polyana de Sales Melo, traz uma
discussão acerca de dados coletados a partir de pesquisas bibliográficas realizadas com embasamento
nas perspectivas de Gizele de Souza, Tizuko Morchida Kishomoto, Janaina Silmara Silva Ramos e Ana
Beatriz Cerisara, formadas na área de educação. Buscamos analisar o processo de ensino aprendizagem
e aspectos relacionados a criança, identificando os principais pontos negativos e positivos durante o
período que se inicia na educação infantil e perpassa o ensino fundamental. A elaboração do trabalho se
deu primeiramente a partir de uma abordagem teórica, utilizando referenciais teóricos utilizados na
disciplina de Infância e Pedagogia I ministrada em nossa sala de aula, incluindo abordagens dialogadas
e debates sobre o tema. A pesquisa configura-se em um estudo de caso, dialogando com os autores. Com
este trabalho é possível verificar aspectos que influenciam na aprendizagem dos alunos, e os aspectos
que tangem a escola, sendo estes também fatores cruciais no processo de ensino. Levando em
consideração as abordagens como as práticas vivenciadas em sala de aula, espaço e tempo, e a
importância do educar e cuidar. Relacionaremos essas questões com as experiências vivenciadas em
instituições de ensino privado, buscando as possíveis semelhanças a partir dos referenciais teóricos que
serão abordados no decorrer do trabalho.
Palavras-chaves: Criança, ensino infantil, ensino fundamental, estudo de caso e prática.