Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE.

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL. Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48045
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1260
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE."
    "resumo" => "Resumo: O artigo discute sobre: o ensino de geografia no ensino fundamental relatando as experiências vivenciadas por ocasião dos estágios supervisionados e da volta ao campo para coleta de dados para elaboração do nosso TCC. Do observado, surgem diversas indagações procurando identificar as dificuldades que os profissionais deste nível de ensino encontram para ensinar os conteúdos de geografia, e quais as possíveis causas que os alunos apresentam para o estudo da mesma. O presente artigo tem como objetivo: Identificar as dificuldades que os professores e os alunos encontram para ensinar e aprender os conteúdos de geografia, listar aspectos que auxiliam a ação docente na perspectiva do professor e compreender as causas desestimuladoras para a aprendizagem da geografia.A pesquisa foi realizada  em uma escola pública estadual localizada em Recife-PE, e considerando a sua natureza foi realizado segundo os princípios da abordagem qualitativa, no que tange a um estudo de caso com a aplicação de questionários com alunos e professores. Os resultados revelam: os alunos demonstram gostar da disciplina, porém isto não é sinônimo de que estejam apreendendo o que está sendo ensinado. Os professores por sua vez demonstraram satisfação em cativar esses alunos buscando novos meios e métodos que os auxiliem nesta tarefa, o que também não significa dizer que a forma como ensinam se conecta com a forma como cada um dos alunos aprendem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1839_03092018192007.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE SEABRA SOARES "
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE"
    "autor_email" => "luciene_seabra@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48045
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1260
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE."
    "resumo" => "Resumo: O artigo discute sobre: o ensino de geografia no ensino fundamental relatando as experiências vivenciadas por ocasião dos estágios supervisionados e da volta ao campo para coleta de dados para elaboração do nosso TCC. Do observado, surgem diversas indagações procurando identificar as dificuldades que os profissionais deste nível de ensino encontram para ensinar os conteúdos de geografia, e quais as possíveis causas que os alunos apresentam para o estudo da mesma. O presente artigo tem como objetivo: Identificar as dificuldades que os professores e os alunos encontram para ensinar e aprender os conteúdos de geografia, listar aspectos que auxiliam a ação docente na perspectiva do professor e compreender as causas desestimuladoras para a aprendizagem da geografia.A pesquisa foi realizada  em uma escola pública estadual localizada em Recife-PE, e considerando a sua natureza foi realizado segundo os princípios da abordagem qualitativa, no que tange a um estudo de caso com a aplicação de questionários com alunos e professores. Os resultados revelam: os alunos demonstram gostar da disciplina, porém isto não é sinônimo de que estejam apreendendo o que está sendo ensinado. Os professores por sua vez demonstraram satisfação em cativar esses alunos buscando novos meios e métodos que os auxiliem nesta tarefa, o que também não significa dizer que a forma como ensinam se conecta com a forma como cada um dos alunos aprendem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1839_03092018192007.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE SEABRA SOARES "
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE"
    "autor_email" => "luciene_seabra@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: O artigo discute sobre: o ensino de geografia no ensino fundamental relatando as experiências vivenciadas por ocasião dos estágios supervisionados e da volta ao campo para coleta de dados para elaboração do nosso TCC. Do observado, surgem diversas indagações procurando identificar as dificuldades que os profissionais deste nível de ensino encontram para ensinar os conteúdos de geografia, e quais as possíveis causas que os alunos apresentam para o estudo da mesma. O presente artigo tem como objetivo: Identificar as dificuldades que os professores e os alunos encontram para ensinar e aprender os conteúdos de geografia, listar aspectos que auxiliam a ação docente na perspectiva do professor e compreender as causas desestimuladoras para a aprendizagem da geografia.A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual localizada em Recife-PE, e considerando a sua natureza foi realizado segundo os princípios da abordagem qualitativa, no que tange a um estudo de caso com a aplicação de questionários com alunos e professores. Os resultados revelam: os alunos demonstram gostar da disciplina, porém isto não é sinônimo de que estejam apreendendo o que está sendo ensinado. Os professores por sua vez demonstraram satisfação em cativar esses alunos buscando novos meios e métodos que os auxiliem nesta tarefa, o que também não significa dizer que a forma como ensinam se conecta com a forma como cada um dos alunos aprendem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • jose carlos rocha

    muito bom

    13/04/2023 20:52:15

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.