A educação e o sujeito contemporâneo ora situados em um contexto sócio-econômico-cultural que por vezes privilegia a fragmentação do ser, reforçando o racionalismo e o pensamento reducionistautilitarista no aspecto educacional e social, tem nos levado a refletir sobre o “lugar-modelo” da Formação Humana do educador e da sua prática educacional. Neste sentido, o presente estudo tem o propósito de identificar como os artigos apresentados nos colóquios internacionais sobre Análise Estatística Implicativa (A.S.I.) podem contribuir para uma reflexão sobre o processo de Formação Humana que contemple uma visão multidimensional do ser e como consequência influencie a prática educacional dos educadores-pesquisadores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, utilizando os métodos quantitativo e qualitativo de análise. Como instrumento para a coleta de dados foi adotado um roteiro estruturado de investigação, aplicado aos 68 artigos que contemplam os colóquios A.S.I.5, A.S.I.6 e A.S.I.7. Para as análises foram empregadas a técnica de Análise de Conteúdo e o quadro teórico da A.S.I. com a utilização do software CHIC. Os resultados possibilitaram identificar que os colóquios têm contribuído para a formação dos pesquisadores, principalmente no que se refere a formação acadêmica-profissional. Por outro lado, também sugere uma compreensão de que a Formação Humana tem sido escopo dos colóquios da A.S.I, o que é evidenciado com o número crescente de publicações e de pesquisadores das diversas áreas que contribuem para o avanço dos estudos voltados para a Formação Humana dos educadores.