Propomo-nos a investigar o que professoras alfabetizadoras conhecem a respeito das atividades de consciência fonológica. Realizamos uma entrevista semiestruturada com dez professoras do 1º ano do ensino fundamental, em que fizemos perguntas diretas sobre as atividades de consciência fonológica, bem como solicitamos a análise de atividades propostas. As respostas foram interpretadas com base na análise de conteúdo. Verificou-se que a grande maioria das professoras (09) conseguiu citar, pelo menos, uma atividade de análise fonológica, demonstrando ter conhecimento da essência desse tipo de atividade. Com relação à análise de atividades de consciência fonológica propostas aos alfabetizandos, uma tendência observada foi o fato de as professoras darem respostas corretas aos questionamentos, mas não conseguirem formular justificativas pertinentes. Ao analisar a adequação de duas atividades de análise fonológica à hipótese de escrita das crianças, a maior parte das docentes fez uma análise correta das duas atividades, no entanto as justificativas apresentadas tendiam a ser vagas ou confusas.