Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ESTÁGIO CURRICULAR: PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: UNIVERSIDADE, FORMAÇÂO DOCENTE, ESTÁGIO CURRICULAR, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46565
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3040
    "inscrito_id" => 9039
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ESTÁGIO CURRICULAR: PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se das reflexões sobre formação docente, avaliação da aprendizagem e estágio curricular decorrentes de aprendizados das experiências de Iniciação Científica (IC) e estágio curricular no curso de Educação Física. Valemo-nos das contribuições de Alves e Pimenta (2013), assim como Luckesi (2011), que tratam da avaliação como um instrumento poder no contexto da sala de aula; no que se refere ao papel da universidade Sobrinho (2015,2014), aponta a importância da inclusão dos jovens universitários neste espaço; finalmente os estudos no campo de estágio curricular Pimenta e Franco (2012), sinaliza para a necessidade de articular nos processos de ensino, a avaliação e o planejamento em diálogo com os contextos inerente ao princípio do estágio como pesquisa e pratica pedagógica. O percurso metodológico das experiências de IC e estágio se aproximam das características da pesquisa-ação Tripp (2005); Thiollent (2003), que pressupõem o dialogo junto aos sujeitos. A análise dos dados foi feita a partir das representações sociais Moscovici (2007), tendo-se como instrumentos a roda de conversa, observação, análise documental e questionário. Observa-se que a ausência das condições para pensar e articular as práticas de estágio e os elementos concernentes à avaliação podem implicar em lacunas nas condições sobre as quais os jovens universitários são formados, tendo-se em vista que observar, diagnosticar, planejar e intervir são processos contínuos e indissociáveis na formação humana (FREIRE, 1996) dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÂO DOCENTE, ESTÁGIO CURRICULAR, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9039_10092018222022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIANE MENDES TEIXEIRA "
    "autor_nome_curto" => "EDIANE"
    "autor_email" => "anemendescba@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46565
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3040
    "inscrito_id" => 9039
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ESTÁGIO CURRICULAR: PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se das reflexões sobre formação docente, avaliação da aprendizagem e estágio curricular decorrentes de aprendizados das experiências de Iniciação Científica (IC) e estágio curricular no curso de Educação Física. Valemo-nos das contribuições de Alves e Pimenta (2013), assim como Luckesi (2011), que tratam da avaliação como um instrumento poder no contexto da sala de aula; no que se refere ao papel da universidade Sobrinho (2015,2014), aponta a importância da inclusão dos jovens universitários neste espaço; finalmente os estudos no campo de estágio curricular Pimenta e Franco (2012), sinaliza para a necessidade de articular nos processos de ensino, a avaliação e o planejamento em diálogo com os contextos inerente ao princípio do estágio como pesquisa e pratica pedagógica. O percurso metodológico das experiências de IC e estágio se aproximam das características da pesquisa-ação Tripp (2005); Thiollent (2003), que pressupõem o dialogo junto aos sujeitos. A análise dos dados foi feita a partir das representações sociais Moscovici (2007), tendo-se como instrumentos a roda de conversa, observação, análise documental e questionário. Observa-se que a ausência das condições para pensar e articular as práticas de estágio e os elementos concernentes à avaliação podem implicar em lacunas nas condições sobre as quais os jovens universitários são formados, tendo-se em vista que observar, diagnosticar, planejar e intervir são processos contínuos e indissociáveis na formação humana (FREIRE, 1996) dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÂO DOCENTE, ESTÁGIO CURRICULAR, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9039_10092018222022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIANE MENDES TEIXEIRA "
    "autor_nome_curto" => "EDIANE"
    "autor_email" => "anemendescba@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho trata-se das reflexões sobre formação docente, avaliação da aprendizagem e estágio curricular decorrentes de aprendizados das experiências de Iniciação Científica (IC) e estágio curricular no curso de Educação Física. Valemo-nos das contribuições de Alves e Pimenta (2013), assim como Luckesi (2011), que tratam da avaliação como um instrumento poder no contexto da sala de aula; no que se refere ao papel da universidade Sobrinho (2015,2014), aponta a importância da inclusão dos jovens universitários neste espaço; finalmente os estudos no campo de estágio curricular Pimenta e Franco (2012), sinaliza para a necessidade de articular nos processos de ensino, a avaliação e o planejamento em diálogo com os contextos inerente ao princípio do estágio como pesquisa e pratica pedagógica. O percurso metodológico das experiências de IC e estágio se aproximam das características da pesquisa-ação Tripp (2005); Thiollent (2003), que pressupõem o dialogo junto aos sujeitos. A análise dos dados foi feita a partir das representações sociais Moscovici (2007), tendo-se como instrumentos a roda de conversa, observação, análise documental e questionário. Observa-se que a ausência das condições para pensar e articular as práticas de estágio e os elementos concernentes à avaliação podem implicar em lacunas nas condições sobre as quais os jovens universitários são formados, tendo-se em vista que observar, diagnosticar, planejar e intervir são processos contínuos e indissociáveis na formação humana (FREIRE, 1996) dos sujeitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.