AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ESTÁGIO CURRICULAR: PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46565 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3040 "inscrito_id" => 9039 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ESTÁGIO CURRICULAR: PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se das reflexões sobre formação docente, avaliação da aprendizagem e estágio curricular decorrentes de aprendizados das experiências de Iniciação Científica (IC) e estágio curricular no curso de Educação Física. Valemo-nos das contribuições de Alves e Pimenta (2013), assim como Luckesi (2011), que tratam da avaliação como um instrumento poder no contexto da sala de aula; no que se refere ao papel da universidade Sobrinho (2015,2014), aponta a importância da inclusão dos jovens universitários neste espaço; finalmente os estudos no campo de estágio curricular Pimenta e Franco (2012), sinaliza para a necessidade de articular nos processos de ensino, a avaliação e o planejamento em diálogo com os contextos inerente ao princípio do estágio como pesquisa e pratica pedagógica. O percurso metodológico das experiências de IC e estágio se aproximam das características da pesquisa-ação Tripp (2005); Thiollent (2003), que pressupõem o dialogo junto aos sujeitos. A análise dos dados foi feita a partir das representações sociais Moscovici (2007), tendo-se como instrumentos a roda de conversa, observação, análise documental e questionário. Observa-se que a ausência das condições para pensar e articular as práticas de estágio e os elementos concernentes à avaliação podem implicar em lacunas nas condições sobre as quais os jovens universitários são formados, tendo-se em vista que observar, diagnosticar, planejar e intervir são processos contínuos e indissociáveis na formação humana (FREIRE, 1996) dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÂO DOCENTE, ESTÁGIO CURRICULAR, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9039_10092018222022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIANE MENDES TEIXEIRA " "autor_nome_curto" => "EDIANE" "autor_email" => "anemendescba@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46565 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3040 "inscrito_id" => 9039 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ESTÁGIO CURRICULAR: PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se das reflexões sobre formação docente, avaliação da aprendizagem e estágio curricular decorrentes de aprendizados das experiências de Iniciação Científica (IC) e estágio curricular no curso de Educação Física. Valemo-nos das contribuições de Alves e Pimenta (2013), assim como Luckesi (2011), que tratam da avaliação como um instrumento poder no contexto da sala de aula; no que se refere ao papel da universidade Sobrinho (2015,2014), aponta a importância da inclusão dos jovens universitários neste espaço; finalmente os estudos no campo de estágio curricular Pimenta e Franco (2012), sinaliza para a necessidade de articular nos processos de ensino, a avaliação e o planejamento em diálogo com os contextos inerente ao princípio do estágio como pesquisa e pratica pedagógica. O percurso metodológico das experiências de IC e estágio se aproximam das características da pesquisa-ação Tripp (2005); Thiollent (2003), que pressupõem o dialogo junto aos sujeitos. A análise dos dados foi feita a partir das representações sociais Moscovici (2007), tendo-se como instrumentos a roda de conversa, observação, análise documental e questionário. Observa-se que a ausência das condições para pensar e articular as práticas de estágio e os elementos concernentes à avaliação podem implicar em lacunas nas condições sobre as quais os jovens universitários são formados, tendo-se em vista que observar, diagnosticar, planejar e intervir são processos contínuos e indissociáveis na formação humana (FREIRE, 1996) dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÂO DOCENTE, ESTÁGIO CURRICULAR, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9039_10092018222022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIANE MENDES TEIXEIRA " "autor_nome_curto" => "EDIANE" "autor_email" => "anemendescba@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }