O presente trabalho trata-se das reflexões sobre formação docente, avaliação da aprendizagem e estágio curricular decorrentes de aprendizados das experiências de Iniciação Científica (IC) e estágio curricular no curso de Educação Física. Valemo-nos das contribuições de Alves e Pimenta (2013), assim como Luckesi (2011), que tratam da avaliação como um instrumento poder no contexto da sala de aula; no que se refere ao papel da universidade Sobrinho (2015,2014), aponta a importância da inclusão dos jovens universitários neste espaço; finalmente os estudos no campo de estágio curricular Pimenta e Franco (2012), sinaliza para a necessidade de articular nos processos de ensino, a avaliação e o planejamento em diálogo com os contextos inerente ao princípio do estágio como pesquisa e pratica pedagógica. O percurso metodológico das experiências de IC e estágio se aproximam das características da pesquisa-ação Tripp (2005); Thiollent (2003), que pressupõem o dialogo junto aos sujeitos. A análise dos dados foi feita a partir das representações sociais Moscovici (2007), tendo-se como instrumentos a roda de conversa, observação, análise documental e questionário. Observa-se que a ausência das condições para pensar e articular as práticas de estágio e os elementos concernentes à avaliação podem implicar em lacunas nas condições sobre as quais os jovens universitários são formados, tendo-se em vista que observar, diagnosticar, planejar e intervir são processos contínuos e indissociáveis na formação humana (FREIRE, 1996) dos sujeitos.