Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrentam ao ensinar os conteúdos obrigatórios do eixo Números na Matemática escolar. Para isso nos fundamentamos teoricamente nos documentos governamentais norteadores da educação brasileira com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), entre outros. A metodologia foi caracterizada por ser um estudo exploratório segundo os objetivos, do tipo qualitativo segundo a aquisição e a análise de dados. A investigação ocorreu entre os meses de agosto a outubro de 2017, em uma escola privada, localizada no município de Goiana – Pernambuco. Os instrumentos de investigação adotados foram questionários semiestruturados (pré-teste e pós-teste) e a observação em campo. Iniciamos a investigação em campo realizando o diagnóstico com três professoras que lecionavam o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Seguimos com uma discussão sobre os conteúdos obrigatórios relacionados ao eixo Números, inserindo o livro didático nesta abordagem. Finalizamos apresentando sequências didáticas, a fim de verificar o reconhecimento das habilidades e competências de tais propostas. Como resultado constatamos a falta de conhecimento dos eixos da Matemática pelos investigados, bem como a dificuldades no domínio dos conteúdos ministrados. A maior dificuldade enfrentada pelos profissionais nas aulas de matemática está relacionada aos conceitos das operações básicas. Essa dificuldade se origina de outras lacunas, como por exemplo, o desconhecimento de documentos norteadores da educação brasileira e a falta de estímulo para realização de formação continuada em serviço.