Este estudo de caso possui natureza quali-quantitativa e busca apontar a importância da qualificação profissional dos servidores públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), situada no município de Recife - Pernambuco. Tal questão é respondida tendo como base os seguintes documentos: Lei Nº 11.091; Lei Nº 12.772; Lei nº 8.112; Constituição Federal de 1988; e os Relatórios de Gestão dos anos 2015, 2016 e 2017 da IFES pesquisada. O servidor público, apesar de sua importância para o funcionamento do Estado, ainda é objeto pouco estudado nas produções acadêmicas. A fundamentação teórica foi construída com os estudos sobre políticas públicas, administração pública, condições de trabalho no serviço público e capacitação, a partir das perspectivas de: Barbosa, Gomes e Sória (2012), Bresser-Pereira (2009), Campelo (2010), Chiavenato (2014), Faria e Faria (2017), Lacerda (2013), Licório, Guimarães e Paula (2016), Matias-Pereira (2012), Moreira (2016), Ribeiro e Mancebo (2013), dentre outros, além dos marcos legais e regulatórios. Para a metodologia, utilizou-se como fonte a análise documental. Nota-se que na IFES pesquisada, no ano de 2017, houve um aumento significativo de servidores que participaram de eventos de Formação. Os resultados obtidos com a investigação indicam que o incentivo ao desenvolvimento intelectual reflete nos níveis de satisfação, motivação, qualificação profissional, relacionamento e financeiro, pois servidores qualificados prestam melhores serviços e satisfazem o cidadão.