A presente pesquisa apresenta um relato de experiência realizado entre pesquisadores do curso técnico de nível médio em informática do Instituto Federal do Amazonas – Campus Lábrea aplicando um experimento em duas escolas públicas. A robótica na educação tem permitido aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. A motivação do trabalho consiste em utilizar a robótica educacional como ferramenta complementar na disciplina de matemática para os alunos de ensino fundamental no munícipio de Lábrea, interior do Amazonas, tendo em vista a falta de recursos para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Com o intuito de proporcionar um ambiente lúdico e a criatividade, através da montagem de robôs programáveis, o kit educacional LEGO Mindstorms, tem sido utilizado como ferramenta no ensino de jovens e adolescentes, na formação do conhecimento Básico. Nesse sentido, o projeto visou avaliar assim os efeitos e resultados que a ferramenta tecnológica educativa pode proporcionar aos estudantes do ensino básico. Com os resultados obtidos neste estudo pode-se observar que muitos alunos despertaram o interesse pela disciplina e tiveram uma melhora significativa na aprendizagem dos conteúdos abordados.