Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, LEGO MINDSTORM, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48329
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 3755
    "titulo" => "O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta um relato de experiência realizado entre pesquisadores do curso técnico de nível médio em informática do Instituto Federal do Amazonas – Campus Lábrea aplicando um experimento em duas escolas públicas. A robótica na educação tem permitido aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. A motivação do trabalho consiste em utilizar a robótica educacional como ferramenta complementar na disciplina de matemática para os alunos de ensino fundamental no munícipio de Lábrea, interior do Amazonas, tendo em vista a falta de recursos para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Com o intuito de proporcionar um ambiente lúdico e a criatividade, através da montagem de robôs programáveis, o kit educacional LEGO Mindstorms, tem sido utilizado como ferramenta no ensino de jovens e adolescentes, na formação do conhecimento Básico. Nesse sentido, o projeto visou avaliar assim os efeitos e resultados que a ferramenta tecnológica educativa pode proporcionar aos estudantes do ensino básico. Com os resultados obtidos neste estudo pode-se observar que muitos alunos despertaram o interesse pela disciplina e tiveram uma melhora significativa na aprendizagem dos conteúdos abordados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, LEGO MINDSTORM, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID3755_03072018070522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELREN DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "KELREN RODRIGUES"
    "autor_email" => "kelrenrodrigues9@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48329
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 3755
    "titulo" => "O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÁBREA-AM"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta um relato de experiência realizado entre pesquisadores do curso técnico de nível médio em informática do Instituto Federal do Amazonas – Campus Lábrea aplicando um experimento em duas escolas públicas. A robótica na educação tem permitido aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. A motivação do trabalho consiste em utilizar a robótica educacional como ferramenta complementar na disciplina de matemática para os alunos de ensino fundamental no munícipio de Lábrea, interior do Amazonas, tendo em vista a falta de recursos para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Com o intuito de proporcionar um ambiente lúdico e a criatividade, através da montagem de robôs programáveis, o kit educacional LEGO Mindstorms, tem sido utilizado como ferramenta no ensino de jovens e adolescentes, na formação do conhecimento Básico. Nesse sentido, o projeto visou avaliar assim os efeitos e resultados que a ferramenta tecnológica educativa pode proporcionar aos estudantes do ensino básico. Com os resultados obtidos neste estudo pode-se observar que muitos alunos despertaram o interesse pela disciplina e tiveram uma melhora significativa na aprendizagem dos conteúdos abordados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, LEGO MINDSTORM, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID3755_03072018070522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELREN DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "KELREN RODRIGUES"
    "autor_email" => "kelrenrodrigues9@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa apresenta um relato de experiência realizado entre pesquisadores do curso técnico de nível médio em informática do Instituto Federal do Amazonas – Campus Lábrea aplicando um experimento em duas escolas públicas. A robótica na educação tem permitido aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. A motivação do trabalho consiste em utilizar a robótica educacional como ferramenta complementar na disciplina de matemática para os alunos de ensino fundamental no munícipio de Lábrea, interior do Amazonas, tendo em vista a falta de recursos para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Com o intuito de proporcionar um ambiente lúdico e a criatividade, através da montagem de robôs programáveis, o kit educacional LEGO Mindstorms, tem sido utilizado como ferramenta no ensino de jovens e adolescentes, na formação do conhecimento Básico. Nesse sentido, o projeto visou avaliar assim os efeitos e resultados que a ferramenta tecnológica educativa pode proporcionar aos estudantes do ensino básico. Com os resultados obtidos neste estudo pode-se observar que muitos alunos despertaram o interesse pela disciplina e tiveram uma melhora significativa na aprendizagem dos conteúdos abordados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.