O estudo sobre os gases é de fundamental importância no ensino de Físico-Química e que seu aprendizado muitas vezes torna-se difícil para a maioria dos discentes. Os mapas conceituais podem ser encarados como uma estratégia de ensino inovadora. Sabendo-se que os conteúdos que envolvem cálculos fazem com que os alunos se sintam às vezes incapazes de compreendê-los. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar sobre as metodologias que professores utilizam para ensinar sobre as Leis de Gases, conhecimento sobre mapas conceituais e apresentar uma proposta de ensino onde os alunos possam produzir um panfleto contendo a construção de mapas conceituais sobre as Leis dos Gases; o trabalho foi realizado em uma escola pública estadual no município de Açailândia-MA. A pesquisa foi feita com um questionário fechado contendo 3 perguntas e aplicado para 9 professores de Química, também foi elaborada uma proposta de ensino sobre as Leis dos Gases para as turmas do 2° ano do Ensino Médio. Por fim, a partir da análise da pesquisa, considerou-se que a maioria dos professores utilizam apenas aulas expositivas e exercícios de fixação sugeridos pelo livro didático e que 100% desses professores não usam ou se quer ouviram falar sobre mapas conceituais. Já a proposta final consiste na confecção de um panfleto contendo um mapa conceitual que seria elaborado depois da explanação do conteúdo pelo professor e sua orientação para a construção de um mapa conceitual através de grupos do trabalho. Sendo assim, a proposta torna-se viável e bem motivadora para ensino desse conteúdo.