Os acessos às atividades e conhecimentos científicos são escassos ao nível de escolas públicas brasileiras, isto se intensifica em cidades interioranas, pela ausência de laboratórios de ciências e outras disciplinas, o que acaba influenciando no aprendizado dos alunos, pois com maiores recursos, as aulas ficariam mais atrativas, incentivando a busca de conhecimento. Desta forma, o projeto de Extensão CIÊNCIA ITINERANTE EM ESCOLAS PÚBLICAS POTIGUARES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, apresenta-se como alternativa para superar estas barreiras e oportunizar a difusão dialógica da ciência para a população em geral. Nas ações realizadas, foram abordadas temáticas como: o uso correto e o desperdício da água, reciclagem de lixos, consequência do descarte inadequado do lixo, órgãos do corpo humano, os sentidos do corpo humano e higiene corporal. Essas ações aconteceram na própria sala de aula, utilizando-se como metodologia as rodas de conversas e uso de materiais didáticos de baixo custo. Durante as intervenções foram observadas interações dos alunos, mostrando interesse sobre o assunto ensinado, questionando e expondo seus conhecimentos e experiências. Salientando a importância dos materiais de baixo custo e diminuindo a distância entre a universidade e a comunidade. Essas intervenções são de suma importância para a vida acadêmica das discentes, proporcionando uma maior experiência na área de educação em saúde. O projeto visa trabalhar com temas que despertam os desejos dos alunos para haver um interesse e uma procura da parte deles pela ciência, além de contribuir para uma conscientização ambiental para os alunos.