Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, AULAS EXPERIMENTAIS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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      A aula expositiva teórica ainda é o modelo mais empregado nas aulas de Ciências e Biologia. Sendo a ciência uma área baseada na observação e experimentação, planejar aulas práticas regulares pode facilitar sua aprendizagem. Além de facilitar a aprendizagem dos estudantes ao trabalhar atividades experimentais em conjunto com as aulas teóricas. As aulas experimentais são um exemplo de metodologia que permite esse aprendizado e construção do conhecimento por parte do próprio aluno. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência de ministrar aulas experimentais em sala de aula numa escola que não possui laboratório de ciências e quais contribuições essas trazem para a aprendizagem dos alunos. O presente estudo foi realizado na escola municipal de Gravatá-PE nomeada por Escola Capitão Jose Primo de Oliveira, tradicional instituição de ensino básico até o fundamental dois.  Os assuntos abordados nas aulas experimentais foram digestão dos alimentos no 6 º ano, catalizadores no 8º ano e métodos contraceptivos no 9º ano do ensino fundamental. \r\n
      A pesquisa foi desenvolvida com a orientação de um único professor de Ciências atuando em nas turmas da 8ª série e 9ª série do Ensino fundamental. Considerando as dificuldades, discutimos o papel das práticas na educação científica, buscando reflexões acerca da atividade docente. O trabalho mostrou-se também de grande importância para o desenvolvimento de aulas experimentais nessas escolas, através dos resultados obtidos com grande êxito de aprendizado, observação, curiosidade e entendimento dos alunos sobre os conteúdos abordados.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A aula expositiva teórica ainda é o modelo mais empregado nas aulas de Ciências e Biologia. Sendo a ciência uma área baseada na observação e experimentação, planejar aulas práticas regulares pode facilitar sua aprendizagem. Além de facilitar a aprendizagem dos estudantes ao trabalhar atividades experimentais em conjunto com as aulas teóricas. As aulas experimentais são um exemplo de metodologia que permite esse aprendizado e construção do conhecimento por parte do próprio aluno. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência de ministrar aulas experimentais em sala de aula numa escola que não possui laboratório de ciências e quais contribuições essas trazem para a aprendizagem dos alunos. O presente estudo foi realizado na escola municipal de Gravatá-PE nomeada por Escola Capitão Jose Primo de Oliveira, tradicional instituição de ensino básico até o fundamental dois. Os assuntos abordados nas aulas experimentais foram digestão dos alimentos no 6 º ano, catalizadores no 8º ano e métodos contraceptivos no 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com a orientação de um único professor de Ciências atuando em nas turmas da 8ª série e 9ª série do Ensino fundamental. Considerando as dificuldades, discutimos o papel das práticas na educação científica, buscando reflexões acerca da atividade docente. O trabalho mostrou-se também de grande importância para o desenvolvimento de aulas experimentais nessas escolas, através dos resultados obtidos com grande êxito de aprendizado, observação, curiosidade e entendimento dos alunos sobre os conteúdos abordados.

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Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Francisca Rosangela Correia Oliveira

    O resultado e de grande importância para o desenvolvimento da educação, construtiva.

    29/05/2023 19:50:47

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