Este texto apresenta algumas das considerações iniciais dos estudos que estão em desenvolvimento sobre os resultados da pesquisa de mestrado do autor que resultou na dissertação realizada na área de Educação e Religião, junto ao PPGCR/UFPB. Consequentemente, como um artigo de revisão literária de resultado de pesquisa, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica, com abordagem qualitativa, o qual segue tanto as perspectivas do método dialético como as do funcionalista. Sendo que o seu objetivo é analisar as práticas específicas da produção de textos, da apresentação dos exemplos de vida pessoal e do diálogo, as quais, são ressaltadas pelos professores de Ensino Religioso (ER) de João Pessoa. Como formas utilizadas para superar as dificuldades dos estudantes de aprenderem dentro do conteúdo relativo a ‘função e valores da tradição religiosa’ a: reconhecer o valor do outro e aceitar uma fé diferente da sua. Análise essa que resulta em questionamentos a respeito dessas práticas mediante a perspectiva do desafio de como gerar no estudante a vontade de aprender. Bem como, inferi, ao frisar a necessidade de reconhecer-se a importância de feedebacks das práticas pedagógico-didáticas docentes de ER – para os professores de ER – face a demanda dos estudantes de terem em suas salas de aula, professores com esse nível de preparo, para o exercício profissional da docência nesse componente curricular, que tenham a devida consciência de interagir com os estudantes das maneiras mais propícias.