Este texto tem como objetivo analisar as produções acadêmicas que exploram relações entre gestão educacional e inclusão, com base em dissertações e teses, artigos de periódicos e anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) totalizando 30 documentos. O foco aqui aprofundado originou-se de Estado da Arte sobre gestão para inclusão em escolas públicas, que abrangeu o período entre os anos de 2007 a 2017 e reuniu 84 fontes documentais. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva indica à inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, garantindo entre outras diretrizes o Atendimento Educacional Especializado – AEE nas escolas e visando uma educação de respeito às diferenças e valorização de suas habilidades. (Portaria de nº 948/2007). A partir da identificação de eixos temáticos aglutinadores da produção em pauta, o texto busca explicitar contribuições teórico-metodológicas das pesquisas para compreensão da referida temática, bem como apontar eventuais subsídios para gestores educacionais e escolares. Verificou-se que, embora ainda incipiente investigação que se dedicam a analisar os desafios, entraves e conquistas da Educação Especial na perspectiva da Inclusão, tendo em vista a centralidade que o tema vem conquistando nas diretrizes políticas da área da educação. O gestor nesse processo passa a ser o articulador de ações que possibilitem na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a democratização do ensino, fazendo parte deste processo de democratização, com acesso e meios que possibilitem a participação e aprendizagem dos alunos público alvo da Educação Especial), pois as lacunas existentes entre a ausência de conhecimento dos profissionais da educação a respeito das leis e marcos legais que garantem as pessoas com deficiência, o acesso à educação e Atendimento Educacional Especializado (AEE), precisa ser contemplado no PPP, a gestão tem um papel importante na implantação de uma escola inclusiva, delineando de forma coletiva, com a equipe pedagógica, professores e comunidade escolar, respeitando as necessidades e especificidades dos alunos, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008.