Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA FÍSICA E OS JOGOS TEATRAIS: É POSSÍVEL O USO DESSA METODOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO?

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, JOGOS TEATRAIS, INOVAÇÃO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48020
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1740
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA E OS JOGOS TEATRAIS: É POSSÍVEL O USO DESSA METODOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO?"
    "resumo" => "Na presente pesquisa se entrecruzam duas problemáticas: uma delas são os desafios encontrados no Ensino da Física, e principalmente na História da Física que é pouco debatida nas escolas regulares de Ensino Médio, no qual é de suma importância proporcionar uma abordagem da cultura da Física; a outra é o aspecto de ensino usado para se trabalhar a Física no Ensino Médio, em que se podem possibilitar diferentes didáticas de ensino, quando busca proporcionar uma harmonização entre o educador e o educando no âmbito escolar, e ajudando assim o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Acerca da interdisciplinaridade da Ciência e Arte, buscou-se provocar discursões, afim de que se possa ser utilizadas na otimização do Ensino da Física, que assim possam despertar mais interesses dos alunos em relação à Física. Trazendo essas considerações, pensou-se em apresentar-lhes os jogos teatrais envolvendo a História da Ciência como uma dinâmica para o processo de ensino, tendo em vista que pode ajudar no comportamento e oralidade do educando em sala de aula, como também problematizar a aprendizagem desses alunos. Para terem-se embasamentos teóricos, referenciou-se em grandes teóricos como Freire, Koudela, Katto, entre outros.  As descrições e resultados apresentados neste artigo, é consequências de intervenções em salas de aula de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Patos – PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JOGOS TEATRAIS, INOVAÇÃO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID222_08092018131511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO"
    "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48020
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1740
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA E OS JOGOS TEATRAIS: É POSSÍVEL O USO DESSA METODOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO?"
    "resumo" => "Na presente pesquisa se entrecruzam duas problemáticas: uma delas são os desafios encontrados no Ensino da Física, e principalmente na História da Física que é pouco debatida nas escolas regulares de Ensino Médio, no qual é de suma importância proporcionar uma abordagem da cultura da Física; a outra é o aspecto de ensino usado para se trabalhar a Física no Ensino Médio, em que se podem possibilitar diferentes didáticas de ensino, quando busca proporcionar uma harmonização entre o educador e o educando no âmbito escolar, e ajudando assim o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Acerca da interdisciplinaridade da Ciência e Arte, buscou-se provocar discursões, afim de que se possa ser utilizadas na otimização do Ensino da Física, que assim possam despertar mais interesses dos alunos em relação à Física. Trazendo essas considerações, pensou-se em apresentar-lhes os jogos teatrais envolvendo a História da Ciência como uma dinâmica para o processo de ensino, tendo em vista que pode ajudar no comportamento e oralidade do educando em sala de aula, como também problematizar a aprendizagem desses alunos. Para terem-se embasamentos teóricos, referenciou-se em grandes teóricos como Freire, Koudela, Katto, entre outros.  As descrições e resultados apresentados neste artigo, é consequências de intervenções em salas de aula de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Patos – PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JOGOS TEATRAIS, INOVAÇÃO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID222_08092018131511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO"
    "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Na presente pesquisa se entrecruzam duas problemáticas: uma delas são os desafios encontrados no Ensino da Física, e principalmente na História da Física que é pouco debatida nas escolas regulares de Ensino Médio, no qual é de suma importância proporcionar uma abordagem da cultura da Física; a outra é o aspecto de ensino usado para se trabalhar a Física no Ensino Médio, em que se podem possibilitar diferentes didáticas de ensino, quando busca proporcionar uma harmonização entre o educador e o educando no âmbito escolar, e ajudando assim o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Acerca da interdisciplinaridade da Ciência e Arte, buscou-se provocar discursões, afim de que se possa ser utilizadas na otimização do Ensino da Física, que assim possam despertar mais interesses dos alunos em relação à Física. Trazendo essas considerações, pensou-se em apresentar-lhes os jogos teatrais envolvendo a História da Ciência como uma dinâmica para o processo de ensino, tendo em vista que pode ajudar no comportamento e oralidade do educando em sala de aula, como também problematizar a aprendizagem desses alunos. Para terem-se embasamentos teóricos, referenciou-se em grandes teóricos como Freire, Koudela, Katto, entre outros. As descrições e resultados apresentados neste artigo, é consequências de intervenções em salas de aula de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Patos – PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.