Na presente pesquisa se entrecruzam duas problemáticas: uma delas são os desafios encontrados no Ensino da Física, e principalmente na História da Física que é pouco debatida nas escolas regulares de Ensino Médio, no qual é de suma importância proporcionar uma abordagem da cultura da Física; a outra é o aspecto de ensino usado para se trabalhar a Física no Ensino Médio, em que se podem possibilitar diferentes didáticas de ensino, quando busca proporcionar uma harmonização entre o educador e o educando no âmbito escolar, e ajudando assim o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Acerca da interdisciplinaridade da Ciência e Arte, buscou-se provocar discursões, afim de que se possa ser utilizadas na otimização do Ensino da Física, que assim possam despertar mais interesses dos alunos em relação à Física. Trazendo essas considerações, pensou-se em apresentar-lhes os jogos teatrais envolvendo a História da Ciência como uma dinâmica para o processo de ensino, tendo em vista que pode ajudar no comportamento e oralidade do educando em sala de aula, como também problematizar a aprendizagem desses alunos. Para terem-se embasamentos teóricos, referenciou-se em grandes teóricos como Freire, Koudela, Katto, entre outros. As descrições e resultados apresentados neste artigo, é consequências de intervenções em salas de aula de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Patos – PB.