Este artigo teve como referência a pesquisa que teve como objetivo geral de analisar o desempenho dos tutores que realizaram o Curso Pro Letramento coordenado pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá, vinculado a SEB/MEC para professores das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental em Macapá, em 2008. A abordagem metodológica da investigação foi o enfoque quantitativo que Segundo Costa (2007) e Kauark et al. (2010) do tipo exploratória Trivinõs (1987) e Kauark et al. (2010), e estudo de caso. A pesquisa é baseada com técnicas e instrumentos de coleta de dados através de análise documental, observações diretas e entrevistas (SAMPIERI et al., 2006). Os resultados mostraram que a formação continuada pelo PROLETRAMENTO tem contribuído para a prática pedagógica dos professores da educação básica conforme se observou nas análises e conclusão do trabalho. Os professores cursistas fundamentaram mais e com melhor qualidade conhecimentos didáticos que transformaram e inovaram suas práticas com atividades inovadoras, ganhando mais experiências através do curso de formação.