O presente estudo foi desenvolvido a partir da necessidade de mensurar os níveis da
competência leitora e habilidades textuais dos alunos que se encontravam no Ensino Superior.
Esta proposta fora elucidada devido a análises feitas das notas obtidas pelos alunos em pesquisa
em avaliações realizadas na IES da qual estes faziam parte, assim, este trabalho possui como
objetivo provar a eficiência de um método intitulado Técnica de Cloze e que se propõe a
mensurar o nível de compreensão leitora dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Letras
e Pedagogia em relação à linguagem acadêmica escrita. Trata-se de um teste ainda recente no
Brasil, mas que possui credibilidade no meio científico, embora seja questionado por alguns
teóricos. Este método fora desenvolvido por Wilson Taylor em 1953. Ao todo, 63 alunos foram
submetidos a esse teste. Apenas alunos dos segundos e sétimos semestres de cada curso
participaram deste estudo e o resultado foi bastante eficiente. Após a análise dos dados
percebeu-se o quanto os acadêmicos em pesquisa estão aquém do nível de leitura que deveriam
estar. Vale ressaltar que esta avaliação é proveniente do grau de instrução em que estes se
encontram – Ensino Superior. No intuito de melhor fundamentar os resultados obtidos a partir
da Técnica em estudo, optou-se pela aplicação de um segundo teste – sócio educacional.
Através deste, pode-se confrontar se os resultados obtidos pela Técnica de Cloze possuíam uma
estreita relação com a realidade social e educacional dos alunos envolvidos nesta pesquisa. A
partir do confrontamento desses dados, fora possível perceber que esta relação existe, assim, há
uma comprovação da validade da Técnica em estudo. Nesse contexto, julga-se necessário que
a Técnica de Cloze, embora seja incomum no Brasil, precise ser melhor avaliada quanto às suas
características, haja vista que na pesquisa em discussão o referido método mostrou-se eficiente
atendendo, assim, aos objetivos propostos pelo estudo em pauta.