Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL NA FORMAÇÃO LITERÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA, CORDEL, CULTURA POPULAR Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46010
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1731
    "inscrito_id" => 884
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL NA FORMAÇÃO LITERÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa introduzir a temática da literatura de cordel como um instrumento facilitador da experiência e aprendizagem literárias em sala de aula. Considera-se de suma importância visualizar os problemas de formação de leitores críticos na Educação Básica como forma de modificar as perspectivas voltadas apenas para o cânone literário – concentrado ou baseado nos modelos europeus – e visualizar a literatura produzida no Brasil, sobretudo na região nordestina. Sendo a literatura de cordel um gênero desvalorizado, busca-se neste artigo, proveniente de uma experiência de Estágio Supervisionado na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola municipal de João Pessoa - PB, resgatar as diferentes características do cordel e da poesia, associando-o aos fatores históricos e sociais que fazem parte de sua construção como gênero literário. A noção de cultura popular é observada aqui como a base para o surgimento desta literatura, formada, principalmente, pelas tradições e pelos costumes de determinada comunidade, muitas vezes localizada numa camada menos valorizada da população e sem acesso aos “bens culturais” da elite. Os registros da oralidade na escrita são fortemente visualizados no cordel, que adere o suporte folheto para a popularização do gênero e torna-se característica principal tanto na divulgação quanto na produção. Desta forma, as práticas de leitura tornam-se mais acessíveis pela linguagem e pelo suporte, participando de diversas formas na vida social. Assim, o artigo une as práticas de leitura e o cordel, buscando trazer a performance e a oralidade como artefatos de aprendizagem da linguagem escrita e da literatura no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CORDEL, CULTURA POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID884_08092018124050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN DE ANDRADE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasminandradealves99@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46010
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1731
    "inscrito_id" => 884
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL NA FORMAÇÃO LITERÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa introduzir a temática da literatura de cordel como um instrumento facilitador da experiência e aprendizagem literárias em sala de aula. Considera-se de suma importância visualizar os problemas de formação de leitores críticos na Educação Básica como forma de modificar as perspectivas voltadas apenas para o cânone literário – concentrado ou baseado nos modelos europeus – e visualizar a literatura produzida no Brasil, sobretudo na região nordestina. Sendo a literatura de cordel um gênero desvalorizado, busca-se neste artigo, proveniente de uma experiência de Estágio Supervisionado na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola municipal de João Pessoa - PB, resgatar as diferentes características do cordel e da poesia, associando-o aos fatores históricos e sociais que fazem parte de sua construção como gênero literário. A noção de cultura popular é observada aqui como a base para o surgimento desta literatura, formada, principalmente, pelas tradições e pelos costumes de determinada comunidade, muitas vezes localizada numa camada menos valorizada da população e sem acesso aos “bens culturais” da elite. Os registros da oralidade na escrita são fortemente visualizados no cordel, que adere o suporte folheto para a popularização do gênero e torna-se característica principal tanto na divulgação quanto na produção. Desta forma, as práticas de leitura tornam-se mais acessíveis pela linguagem e pelo suporte, participando de diversas formas na vida social. Assim, o artigo une as práticas de leitura e o cordel, buscando trazer a performance e a oralidade como artefatos de aprendizagem da linguagem escrita e da literatura no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CORDEL, CULTURA POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID884_08092018124050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN DE ANDRADE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasminandradealves99@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho visa introduzir a temática da literatura de cordel como um instrumento facilitador da experiência e aprendizagem literárias em sala de aula. Considera-se de suma importância visualizar os problemas de formação de leitores críticos na Educação Básica como forma de modificar as perspectivas voltadas apenas para o cânone literário – concentrado ou baseado nos modelos europeus – e visualizar a literatura produzida no Brasil, sobretudo na região nordestina. Sendo a literatura de cordel um gênero desvalorizado, busca-se neste artigo, proveniente de uma experiência de Estágio Supervisionado na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola municipal de João Pessoa - PB, resgatar as diferentes características do cordel e da poesia, associando-o aos fatores históricos e sociais que fazem parte de sua construção como gênero literário. A noção de cultura popular é observada aqui como a base para o surgimento desta literatura, formada, principalmente, pelas tradições e pelos costumes de determinada comunidade, muitas vezes localizada numa camada menos valorizada da população e sem acesso aos “bens culturais” da elite. Os registros da oralidade na escrita são fortemente visualizados no cordel, que adere o suporte folheto para a popularização do gênero e torna-se característica principal tanto na divulgação quanto na produção. Desta forma, as práticas de leitura tornam-se mais acessíveis pela linguagem e pelo suporte, participando de diversas formas na vida social. Assim, o artigo une as práticas de leitura e o cordel, buscando trazer a performance e a oralidade como artefatos de aprendizagem da linguagem escrita e da literatura no Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.