Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, COTIDIANO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48083
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 833
    "inscrito_id" => 298
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência enquanto estagiárias do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, localizada no Vale do Mamanguape. O intuito foi refletir acerca das práticas pedagógicas exercida por professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren situada no centro da cidade de Rio Tinto – Paraíba. O método de pesquisa foi qualitativo com cunho prático-teórico, que consiste em fazer o estudo do meio a partir da observação da prática docente e da postura discente de maneira a preparar futuros educadores para a atuação no ambiente escolar. Neste relato usaremos ESPIRITO SANTO (2002), FREIRE (1997), LIBANÊO (2003), como principais estudiosos da área educativa. Ao retratar nossa experiência, atrelando as nossas reflexões com os autores assinalados, concluímos que a prática docente é fundamental enquanto exercício para o desenvolvimento do aluno e para o bem caminhar sobre o cotidiano escolar, pois nos possibilita uma visão ampla da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, COTIDIANO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID298_23082018231947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR SOUZA"
    "autor_email" => "alzennir.s@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48083
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 833
    "inscrito_id" => 298
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência enquanto estagiárias do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, localizada no Vale do Mamanguape. O intuito foi refletir acerca das práticas pedagógicas exercida por professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren situada no centro da cidade de Rio Tinto – Paraíba. O método de pesquisa foi qualitativo com cunho prático-teórico, que consiste em fazer o estudo do meio a partir da observação da prática docente e da postura discente de maneira a preparar futuros educadores para a atuação no ambiente escolar. Neste relato usaremos ESPIRITO SANTO (2002), FREIRE (1997), LIBANÊO (2003), como principais estudiosos da área educativa. Ao retratar nossa experiência, atrelando as nossas reflexões com os autores assinalados, concluímos que a prática docente é fundamental enquanto exercício para o desenvolvimento do aluno e para o bem caminhar sobre o cotidiano escolar, pois nos possibilita uma visão ampla da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, COTIDIANO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID298_23082018231947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR SOUZA"
    "autor_email" => "alzennir.s@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência enquanto estagiárias do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, localizada no Vale do Mamanguape. O intuito foi refletir acerca das práticas pedagógicas exercida por professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren situada no centro da cidade de Rio Tinto – Paraíba. O método de pesquisa foi qualitativo com cunho prático-teórico, que consiste em fazer o estudo do meio a partir da observação da prática docente e da postura discente de maneira a preparar futuros educadores para a atuação no ambiente escolar. Neste relato usaremos ESPIRITO SANTO (2002), FREIRE (1997), LIBANÊO (2003), como principais estudiosos da área educativa. Ao retratar nossa experiência, atrelando as nossas reflexões com os autores assinalados, concluímos que a prática docente é fundamental enquanto exercício para o desenvolvimento do aluno e para o bem caminhar sobre o cotidiano escolar, pois nos possibilita uma visão ampla da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.