Este trabalho analisa as experiências educativas construídas em torno da atividade de campo na Comunidade Quilombola do Grilo, no município do Riachão do Bacamarte, na Paraíba. A ‘Comunidade do Grilo’ está localizada a aproximadamente cem quilômetros da capital João Pessoa e constitui uma das comunidades remanescentes de quilombo do estado. A questão racial ainda é um desafio para a construção da cidadania no Brasil, tendo em vista a longevidade que a escravidão teve e, aliado a esse complexo processo, o desprezo do poder público à população dos libertos no pós-abolição. Dito isto, a existência, a luta e a resistência das comunidades quilombolas revelam não só a proximidade da relação entre o tempo presente e o período da escravidão, mas uma alternativa urgente e necessária para a reparação histórica a grupos minoritários. Nessa perspectiva, a atividade de campo possibilitou desenvolver uma consciência histórica para além das experiências educativas da escola, realizando entrevistas com os moradores da comunidade, vivenciado os espaços e as práticas daqueles sujeitos que foram marginalizados no processo histórico nacional. Este trabalho é resultado, portanto, do Projeto de Extensão intitulado “História, Memória e Cidadania”, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Itabaiana.