Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADANIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO GRILO – PARAÍBA

Palavra-chaves: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, MEMÓRIA COLETIVA, COMUNIDADES QUILOMBOLAS Pôster (PO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho analisa as experiências educativas construídas em torno da atividade de campo na Comunidade Quilombola do Grilo, no município do Riachão do Bacamarte, na Paraíba. A ‘Comunidade do Grilo’ está localizada a aproximadamente cem quilômetros da capital João Pessoa e constitui uma das comunidades remanescentes de quilombo do estado. A questão racial ainda é um desafio para a construção da cidadania no Brasil, tendo em vista a longevidade que a escravidão teve e, aliado a esse complexo processo, o desprezo do poder público à população dos libertos no pós-abolição. Dito isto, a existência, a luta e a resistência das comunidades quilombolas revelam não só a proximidade da relação entre o tempo presente e o período da escravidão, mas uma alternativa urgente e necessária para a reparação histórica a grupos minoritários. Nessa perspectiva, a atividade de campo possibilitou desenvolver uma consciência histórica para além das experiências educativas da escola, realizando entrevistas com os moradores da comunidade, vivenciado os espaços e as práticas daqueles sujeitos que foram marginalizados no processo histórico nacional. Este trabalho é resultado, portanto, do Projeto de Extensão intitulado “História, Memória e Cidadania”, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Itabaiana.

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