O presente trabalho discute o Ensino pela pesquisa como uma estratégia pedagógica para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos de química por meio da temática água e faz parte de um projeto de pesquisa em andamento do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN - Campus Ipanguaçu.. Á química é constituída de conteúdos de difícil assimilação, ocasionando na existência de diversas dificuldades entre os discentes. Temas sociais e de relevância como a Água em conjunto com os conteúdos podem vim a favorecer um melhor ensino aprendizagem, pois auxilia na compreensão dos fenômenos ao fazer assimilação entre os conceitos e o cotidiano. Um dos objetivos do trabalho é promover a iniciação científica a partir da temática Água correlacionando com os conteúdos de Química, bem como avaliar a concepção dos alunos sobre como o ensino pela pesquisa pode promover a aprendizagem da Química. Para o alcance dos resultados iniciais foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem o educar pela pesquisa; a importância do uso da pesquisa em sala de aula e o uso de temas geradores, como a água para o ensino de química. A pesquisa bibliográfica é realizada por meio de um levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites, permitindo uma ampla diversidade de opiniões a respeito de uma problemática (GERHARD; SILVEIRA, 2009).