Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CINEMA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL TRANSDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR.

Palavra-chaves: TRANSDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO, CINEMA, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47953
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2777
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "O CINEMA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL TRANSDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "O presente artigo tem como proposta trazer um relato de experiência advinda do uso do recurso cinematográfico dentro do ensino superior. A pesquisa realizada para a produção deste trabalho foi feita a partir da observação de campo em que ocorreram as exibições de filmes dentro da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII. Dentro de um contexto universitário em que é cada vez mais comum a separação entre “disciplinas”, “saberes” e “currículos”, propostas que se voltem em prol de uma transdisciplinaridade podem gerar discussões que perpassam diferentes cursos, temas e modos de ver uma respectiva problemática. Diante disso, o relato aqui disposto se relaciona com o uso da exibição de filmes que possuem como tema questões-problemas sociais que podem ser abordados por diferentes “cursos”, partindo de diferentes perspectivas. Assim, foi possível perceber de que maneira o cinema pode ser uma ferramenta para criar um diálogo entre diferentes área de estudos, que trazem consequentemente diferentes perspectivas de olharem para uma mesma questão da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TRANSDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO, CINEMA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID414_10092018170604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSI ANNY VELOSO RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "SUSI"
    "autor_email" => "susi_anny@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47953
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2777
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "O CINEMA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL TRANSDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "O presente artigo tem como proposta trazer um relato de experiência advinda do uso do recurso cinematográfico dentro do ensino superior. A pesquisa realizada para a produção deste trabalho foi feita a partir da observação de campo em que ocorreram as exibições de filmes dentro da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII. Dentro de um contexto universitário em que é cada vez mais comum a separação entre “disciplinas”, “saberes” e “currículos”, propostas que se voltem em prol de uma transdisciplinaridade podem gerar discussões que perpassam diferentes cursos, temas e modos de ver uma respectiva problemática. Diante disso, o relato aqui disposto se relaciona com o uso da exibição de filmes que possuem como tema questões-problemas sociais que podem ser abordados por diferentes “cursos”, partindo de diferentes perspectivas. Assim, foi possível perceber de que maneira o cinema pode ser uma ferramenta para criar um diálogo entre diferentes área de estudos, que trazem consequentemente diferentes perspectivas de olharem para uma mesma questão da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TRANSDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO, CINEMA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID414_10092018170604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSI ANNY VELOSO RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "SUSI"
    "autor_email" => "susi_anny@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem como proposta trazer um relato de experiência advinda do uso do recurso cinematográfico dentro do ensino superior. A pesquisa realizada para a produção deste trabalho foi feita a partir da observação de campo em que ocorreram as exibições de filmes dentro da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII. Dentro de um contexto universitário em que é cada vez mais comum a separação entre “disciplinas”, “saberes” e “currículos”, propostas que se voltem em prol de uma transdisciplinaridade podem gerar discussões que perpassam diferentes cursos, temas e modos de ver uma respectiva problemática. Diante disso, o relato aqui disposto se relaciona com o uso da exibição de filmes que possuem como tema questões-problemas sociais que podem ser abordados por diferentes “cursos”, partindo de diferentes perspectivas. Assim, foi possível perceber de que maneira o cinema pode ser uma ferramenta para criar um diálogo entre diferentes área de estudos, que trazem consequentemente diferentes perspectivas de olharem para uma mesma questão da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.