Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS LÚDICOS: BINGO DA QUÍMICA UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47713
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2026
    "inscrito_id" => 4605
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS: BINGO DA QUÍMICA UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A busca por novas metodologias de conteúdo educativo em sala de aula é sempre uma tarefa que se atualiza com o passar do tempo. Isso porque a geração atual demonstra a necessidade de tais métodos educativos para que possam aprender de uma forma mais dinâmica e interativa. O Bingo da Química representa de forma clara o principal propósito de um jogo lúdico ao ser aplicado em sala de aula, onde os alunos conseguem desenvolver seu raciocínio e aquisição de conhecimento do conteúdo repassado em sala de forma simples e descontraída. O jogo lúdico desenvolvido tem como objetivo abordar a tabela periódica de uma maneira mais compreensiva e dinâmica; avaliando a aceitação e aprendizado dos discentes a respeito do assunto tratado em sala de aula. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual Três Marias, na turma do 1º E.M do turno da noite, com a participação de 20 alunos, com disciplina de química através do estudo da Tabela Periódica. Em seguida houve a explicação das regras do jogo no qual os alunos ficaram com suas cartelas para então iniciar o jogo didático. Ao final da aula foram feitas as devidas considerações, discussões e aplicado um questionário para analisar a visão dos alunos sobre o jogo e como foi sua experiência com o mesmo. Diante dos resultados foi notado que, de fato os jogos lúdicos têm uma grande importância, pois contribuiu para que os alunos adquirissem um melhor rendimento na disciplina de química garantindo assim, resultados mais satisfatórios. Sendo então um método adequado, prático e divertido para se ensinar a Tabela Periódica e outros conteúdos didáticos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4605_09092018171747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIONARA CAROLINE FREIRE CÂNDIDO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIONARA"
    "autor_email" => "elionara.freire@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47713
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2026
    "inscrito_id" => 4605
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS: BINGO DA QUÍMICA UTILIZANDO A TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A busca por novas metodologias de conteúdo educativo em sala de aula é sempre uma tarefa que se atualiza com o passar do tempo. Isso porque a geração atual demonstra a necessidade de tais métodos educativos para que possam aprender de uma forma mais dinâmica e interativa. O Bingo da Química representa de forma clara o principal propósito de um jogo lúdico ao ser aplicado em sala de aula, onde os alunos conseguem desenvolver seu raciocínio e aquisição de conhecimento do conteúdo repassado em sala de forma simples e descontraída. O jogo lúdico desenvolvido tem como objetivo abordar a tabela periódica de uma maneira mais compreensiva e dinâmica; avaliando a aceitação e aprendizado dos discentes a respeito do assunto tratado em sala de aula. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual Três Marias, na turma do 1º E.M do turno da noite, com a participação de 20 alunos, com disciplina de química através do estudo da Tabela Periódica. Em seguida houve a explicação das regras do jogo no qual os alunos ficaram com suas cartelas para então iniciar o jogo didático. Ao final da aula foram feitas as devidas considerações, discussões e aplicado um questionário para analisar a visão dos alunos sobre o jogo e como foi sua experiência com o mesmo. Diante dos resultados foi notado que, de fato os jogos lúdicos têm uma grande importância, pois contribuiu para que os alunos adquirissem um melhor rendimento na disciplina de química garantindo assim, resultados mais satisfatórios. Sendo então um método adequado, prático e divertido para se ensinar a Tabela Periódica e outros conteúdos didáticos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4605_09092018171747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIONARA CAROLINE FREIRE CÂNDIDO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIONARA"
    "autor_email" => "elionara.freire@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A busca por novas metodologias de conteúdo educativo em sala de aula é sempre uma tarefa que se atualiza com o passar do tempo. Isso porque a geração atual demonstra a necessidade de tais métodos educativos para que possam aprender de uma forma mais dinâmica e interativa. O Bingo da Química representa de forma clara o principal propósito de um jogo lúdico ao ser aplicado em sala de aula, onde os alunos conseguem desenvolver seu raciocínio e aquisição de conhecimento do conteúdo repassado em sala de forma simples e descontraída. O jogo lúdico desenvolvido tem como objetivo abordar a tabela periódica de uma maneira mais compreensiva e dinâmica; avaliando a aceitação e aprendizado dos discentes a respeito do assunto tratado em sala de aula. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual Três Marias, na turma do 1º E.M do turno da noite, com a participação de 20 alunos, com disciplina de química através do estudo da Tabela Periódica. Em seguida houve a explicação das regras do jogo no qual os alunos ficaram com suas cartelas para então iniciar o jogo didático. Ao final da aula foram feitas as devidas considerações, discussões e aplicado um questionário para analisar a visão dos alunos sobre o jogo e como foi sua experiência com o mesmo. Diante dos resultados foi notado que, de fato os jogos lúdicos têm uma grande importância, pois contribuiu para que os alunos adquirissem um melhor rendimento na disciplina de química garantindo assim, resultados mais satisfatórios. Sendo então um método adequado, prático e divertido para se ensinar a Tabela Periódica e outros conteúdos didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.