Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS DE TRABALHO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS.

Palavra-chaves: ENSINO- APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DIDÁTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48787
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3778
    "inscrito_id" => 7160
    "titulo" => "PROJETOS DE TRABALHO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS."
    "resumo" => "Trabalhar os conhecimentos de forma relacionadas entre si se faz necessário para se pensar uma aprendizagem significativa e formadora. No contexto atual onde as informações estão cada vez mais acessíveis, destaca-se a importância de se trabalhar de forma contextualizada, despertando o interesse dos alunos e envolvendo-os no processo de ensino- aprendizagem. Desta forma, este trabalho pretende debater sobre o processo de ensino aprendizagem e sua forma significativa para além dos conteúdos programáticos, e, tendo como ponto de partida o ensino por meio de Projeto de Trabalho em que as áreas de conhecimentos dialoguem entre si, e alunos e professores se envolvem no processo de criação do mesmo (Hernández, 1998). Visto que a formação docente vai para além dos limites da graduação, ela continua no chão da escola e se desenvolve no dia a dia, a cada troca, a cada vivência docente e se configura em um reservatório de saberes da profissão docente (Gauthier, 1998). Em defesa de uma concepção de ensino onde ocorra a mobilização desses vários saberes, se faz necessário pensar e relacionar práticas de ensino às teorias uma vez que essas duas não fazem sentido algum se forem pensadas de forma separada. Deste modo, uma prática docente de Projeto de Trabalho realizada no ensino fundamental será relatada no decorrer deste trabalho, de acordo com o conceito trazido por Hernández (1998), com objetivo de ser problematizada e discutir práticas didáticas e teorias na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO- APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DIDÁTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7160_17092018023029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA GONÇALVES CRUZ TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA CRUZ"
    "autor_email" => "priscilagcruz@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48787
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3778
    "inscrito_id" => 7160
    "titulo" => "PROJETOS DE TRABALHO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS."
    "resumo" => "Trabalhar os conhecimentos de forma relacionadas entre si se faz necessário para se pensar uma aprendizagem significativa e formadora. No contexto atual onde as informações estão cada vez mais acessíveis, destaca-se a importância de se trabalhar de forma contextualizada, despertando o interesse dos alunos e envolvendo-os no processo de ensino- aprendizagem. Desta forma, este trabalho pretende debater sobre o processo de ensino aprendizagem e sua forma significativa para além dos conteúdos programáticos, e, tendo como ponto de partida o ensino por meio de Projeto de Trabalho em que as áreas de conhecimentos dialoguem entre si, e alunos e professores se envolvem no processo de criação do mesmo (Hernández, 1998). Visto que a formação docente vai para além dos limites da graduação, ela continua no chão da escola e se desenvolve no dia a dia, a cada troca, a cada vivência docente e se configura em um reservatório de saberes da profissão docente (Gauthier, 1998). Em defesa de uma concepção de ensino onde ocorra a mobilização desses vários saberes, se faz necessário pensar e relacionar práticas de ensino às teorias uma vez que essas duas não fazem sentido algum se forem pensadas de forma separada. Deste modo, uma prática docente de Projeto de Trabalho realizada no ensino fundamental será relatada no decorrer deste trabalho, de acordo com o conceito trazido por Hernández (1998), com objetivo de ser problematizada e discutir práticas didáticas e teorias na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO- APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DIDÁTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7160_17092018023029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA GONÇALVES CRUZ TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA CRUZ"
    "autor_email" => "priscilagcruz@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Trabalhar os conhecimentos de forma relacionadas entre si se faz necessário para se pensar uma aprendizagem significativa e formadora. No contexto atual onde as informações estão cada vez mais acessíveis, destaca-se a importância de se trabalhar de forma contextualizada, despertando o interesse dos alunos e envolvendo-os no processo de ensino- aprendizagem. Desta forma, este trabalho pretende debater sobre o processo de ensino aprendizagem e sua forma significativa para além dos conteúdos programáticos, e, tendo como ponto de partida o ensino por meio de Projeto de Trabalho em que as áreas de conhecimentos dialoguem entre si, e alunos e professores se envolvem no processo de criação do mesmo (Hernández, 1998). Visto que a formação docente vai para além dos limites da graduação, ela continua no chão da escola e se desenvolve no dia a dia, a cada troca, a cada vivência docente e se configura em um reservatório de saberes da profissão docente (Gauthier, 1998). Em defesa de uma concepção de ensino onde ocorra a mobilização desses vários saberes, se faz necessário pensar e relacionar práticas de ensino às teorias uma vez que essas duas não fazem sentido algum se forem pensadas de forma separada. Deste modo, uma prática docente de Projeto de Trabalho realizada no ensino fundamental será relatada no decorrer deste trabalho, de acordo com o conceito trazido por Hernández (1998), com objetivo de ser problematizada e discutir práticas didáticas e teorias na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.