Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CINEMA NA EDUCAÇÃO: TRILHANDO CAMINHOS DESCOLONIZADOS E CRÍTICOS

Palavra-chaves: CINEMA & EDUCAÇÃO, CULTURAS, DISCURSO COLONIZADOR Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      colonizadores que invisibilizam sujeitos e suas culturas. Assim, o texto traz o relato de três\r\n
      intervenções a partir da utilização de dois curtas e um longa-metragem de animação que serviram\r\n
      como pontos de partida para processos de reflexão e criticidade sobre a supervalorização de\r\n
      determinadas culturas em detrimento de outras. As intervenções foram desenvolvidas no ano de 2017,\r\n
      durante o estágio não obrigatório em uma instituição particular, localizada em Garanhuns/PE. Os\r\n
      sujeitos envolvidos na pesquisa foram crianças do primeiro ano Ensino Fundamental. Os resultados\r\n
      obtidos nas atividades foram analisados à luz de teóricos como Martín-Barbero (2006), Foucault\r\n
      (1997) e Fresquet (2009). Do que foi visto, é possível perceber o quanto o imaginário social está\r\n
      permeado de visões colonizadoras à cerca das culturas que estão à margem da visibilidade e o quanto\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho em questão traz o relato de uma sequência de ações pedagógicas que teve como objetivo principal investigar as possibilidades de se trabalhar com cinema, através de filmes, em prol de uma educação voltada para os direitos humanos, buscando a desconstrução de práticas e discursos colonizadores que invisibilizam sujeitos e suas culturas. Assim, o texto traz o relato de três intervenções a partir da utilização de dois curtas e um longa-metragem de animação que serviram como pontos de partida para processos de reflexão e criticidade sobre a supervalorização de determinadas culturas em detrimento de outras. As intervenções foram desenvolvidas no ano de 2017, durante o estágio não obrigatório em uma instituição particular, localizada em Garanhuns/PE. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram crianças do primeiro ano Ensino Fundamental. Os resultados obtidos nas atividades foram analisados à luz de teóricos como Martín-Barbero (2006), Foucault (1997) e Fresquet (2009). Do que foi visto, é possível perceber o quanto o imaginário social está permeado de visões colonizadoras à cerca das culturas que estão à margem da visibilidade e o quanto se faz necessário que a escola seja um espaço que educa para equidade entre os sujeitos e valorização de suas culturas.

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