Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os motivos pelos quais foi criado o Programa Novo Mais Educação e como funciona e suas contribuições para um melhor desenvolvimento nas áreas de língua portuguesa e matemática dos alunos de 5º ano em uma das escolas do município de Belo Jardim- PE. Esta pesquisa é qualiquanti de caráter exploratória e explicativa. O procedimento adotado foi um estudo de caso, já que a pesquisa foi desenvolvida na escola ensino fundamental Risoleta Cavalcante, portanto, revelou-se uma realidade específica. Foi selecionada uma amostragem de 20 alunos do 5º ano do ensino do ensino fundamental, (02) professores e (02) monitores. Como resultado percebeu que por parte dos professores, o programa tem apresentado efeitos positivos, já que há uma melhora no aprendizado dos componentes de matemática e português. No entanto, de uma maneira geral há uma concordância entre professores e monitores que há limitações como falta de recursos materiais para uma melhor execução da proposta integral. No que se refere aos alunos há uma demonstração positiva na participação e interação desses com o programa. Conclui-se, portanto, que apesar de existir alguns desafios em relação a operacionalização há resultados positivos, temos a clara certeza de que a Escola na realidade pesquisada, embora ainda não seja uma modalidade em sua totalidade integral, é hoje, um local privilegiado para desenvolvimento do aluno , no entanto fatores como material pedagógico insuficiente, estrutura inapropriada são pontos fundamentais a serem discutidos e regulados de maneira adequada.