O presente trabalho tem como objeto de estudo os Ciclos de Leitura, realizados nos anos finais do Ensino Fundamental, como parte da rotina pedagógica do MAIS PAIC – Programa Alfabetização na Idade Certa, aplicado nos anos iniciais e finais, nas escolas municipais de Acopiara, Estado do Ceará. Uma vez que se constitui em uma proposta lançada recentemente, faz-se necessário um estudo que busque conhecer e explanar essa metodologia e seus resultados, bem como a aceitação por parte dos principais envolvidos nesse ato. O objetivo da nossa pesquisa é apresentar a metodologia dos Ciclos de Leitura, como espaço de disseminação da leitura literária entre os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, pretendemos: aprofundar conhecimentos sobre a metodologia dos Ciclos de Leitura; refletir sobre a aceitação de alunos e professores à proposta dos Ciclos de Leitura, como parte da rotina pedagógica; mensurar os resultados obtidos a partir da implantação dos Ciclos de Leitura, como favorecedores da leitura literária na escola. Nossa metodologia constou de uma pesquisa de natureza básica e, quanto aos objetivos, é descritiva. Quanto à abordagem é qualitativa e quantitativa e, como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário, do qual participaram 10 professores. Os resultados advindos dessa pesquisa nos permitem apontar os Ciclos de Leitura como uma estratégia que favorece a promoção da leitura literária ao aluno, contribuindo positivamente para a ampliação de sua bagagem cultural, bem como para sua formação como leitor literário.